Índios fazem funcionários da Funasa de reféns no Amapá

MACAPÁ – Funcionários da Funasa estão como reféns numa aldeia indígena em protesto por melhorias na saúde. No prédio na FUNASA, os servidores não conseguem esconder a preocupação. Desde ontem (22), uma equipe está em poder dos índios.

A Funasa confirma o nome de seis funcionários da Divisão de Saúde Indígena, que saíram de Macapá nesta segunda-feira (22), à tarde, para a aldeia do Bona, na região do Tumucumaque, já próximo ao município de Almerim no Pará. Eles deveriam ter retornado ontem mesmo já que foram apenas participar de uma reunião com lideranças indígenas mas acabaram como reféns.

Por enquanto, as negociações estão sendo feitas via rádio. Segundo o coordenador da Funasa no Amapá, Gervásio Oliveira, os reféns passam bem.

Antecedentes

Esta não é a primeira vez que os índios se manifestam assim. Em julho de 2006, sete funcionários da Funasa também foram feitos reféns numa aldeia em Oiapoque. Na época as reivindicações eram as mesmas: melhorias no atendimento à saúde, medicamentos especializados, transporte e combustível.

Segundo Gervásio Oliveira, os pedidos são de competência das atividades complementares, gerenciadas pelas Ong’s, pagas pelos convênios com o poder público. No caso do Amapá, a Funasa já fechou convênios com duas ongs que somam um milhão e meio de reais. Os repasses estão atrasados há 11 meses por causa da burocracia na prestação de contas.

O movimento que ocorre onde os funcionários da Funasa foram feitos reféns também é articulado com índios Tiriós, na região do Oiapoque, que estariam indo para organizar protestos em Macapá.

A polícia federal já foi acionada para tentar controlar a situação. Uma das exigências dos indígenas é uma reunião com o coordenador Gervásio Oliveira que ainda está decidindo se fica para esperar o comboio que vem pela Br ou se vai até a aldeia do Bona, onde estão os reféns.

NR

Fonte: JAP

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s