Lançamento do Projeto Mata Branca beneficia Caatinga

Contribuir para a preservação, conservação e manejo sustentável da biodiversidade do Bioma da Caatinga nos Estados da Bahia e do Ceará é o intuito do Projeto GEF Mata Branca na Bahia,com lançamento previsto para quarta-feira (24), às 19 horas, no Espaço Festa e Cia, Centro, em Jeremoabo. O evento vai prosseguir até a sexta-feira (26) hoje.
O encontro contará com a participação da Missão BIRD/GEF, parceiro do projeto e de representantes do Governo da Bahia e Ceará, e se constitui em uma etapa de trabalho voltada para uma maior integração com a sociedade regional.
O projeto, que visa recuperar áreas degradadas e desenvolver atividades produtivas e sustentáveis, foi concebido pelos governos do estado da Bahia e Ceará e contará com a doação US$10 milhões concedidos pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), tendo como agência implementadora o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e como gestora financeira a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).
No estado, os órgãos executores do projeto são a CAR, com a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A caatinga tem o nome de origem tupi-guarani e é traduzido como Mata Branca. Localizada no semi-árido brasileiro, representa cerca de 12% do território do país e abrange mais de um milhão de quilômetros quadrados, abrigando cerca de 28 milhões de habitantes. Possui rica biodiversidade, que lhe conferem valores biológicos e econômicos significativos para o Brasil e a América Latina. Uma comunidade biológica e totalmente brasileira.

PROGRAMAÇÃO:
24.10.07 – Quarta-feira
19:00 – Solenidade de Lançamento do Projeto GEF MATA BRANCA e do livro “AS CAATINGAS: DEBATES SOBRE A ECORREGIÃO DO RASO DA CATARINA”, exibição de documentário sobre o Bioma Caatinga e Confraternização.

25.10.07 – Quinta-feira
08:00: Abertura com Toré indígena (PanKararé e Tumbalalá)
09:00 às 12:00: Reunião com as comunidades de Jeremoabo e Curaçá e parceiros do GEF Mata Branca;
14:00 às 18:00 – Discussão do MOP (Apresentação do projeto aos técnicos da SEMARH, CAR, Governo do Ceará, FLEM e instituições parceiras do projeto, inclusive as instancias a nível local, ou seja, gestores das Unidades de Conservação que serão beneficiadas, representantes de comunidades, membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga e outros)

26.10.07 – Sexta-feira
04 às 09:00 – Visita técnica à região do Raso da Catarina e aos paredões de nidificação das araras-azuis-de-lear (Banco Mundial, Governo Ceará, Governo da Bahia e FLEM), para conhecimento e avaliação como área de intervenção do Projeto.

13:00 às 18:00 – Continuação das discussões sobre o MOP e dos futuros encaminhamentos para o início das atividades do Projeto nos estados da Bahia e do Ceará.
Temas a serem tratados:
* Arranjos institucionais para a implementação do projeto (coordenação interestadual e com a FLEM, relação com Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, montagem do Comitê Consultivo do projeto Mata Branca, relação com os municípios de intervenção).
* Monitoramento e Avaliação (Estudos de linha base, instituições envolvidas na coleta de dados, tracking tool do GEF, etc.)
* Planejamento de treinamentos (Avaliação Ambiental Estratégica, Licitação, etc.)
* Comunicação do projeto (website, newsletter, etc.)
* Subprojetos. Processo de seleção, áreas de intervenção, tipologia de subprojetos, ficha para a apresentação dos projetos.

Discussão de questões financeiras (contrapartida), legais e de licitação.

Anúncios

  1. JORGE MARINS

    SOLICITO ENVIAR ARQUIVOS DE VIDEOS OU DOCUMENTARIOS SOCRE AS CAATINGAS BRASILEIRAS E CAMPOS DE ALTITUDE, COM VISTA FAZER UMA PALESTRA SOBRE ESSE ASSUNTO. CERTO SUA ATENÇAO
    AGRADEÇO
    JORGE MARINS

  2. Ong Deixe Viver

    Amigos, estamos na caatinga baiana,precisamos de arquivos, videos, documentarios a respeito da caatinga, pois, vamos organizar um seminario sobre o assunto e carecemos dessas orientações.Estamos sediados em Serrinha Bahia, a Praça Luis Nogueira, 581, CEP 48700-000, fundada em março de 2001, encontrando muitas dificuldades mas nada que nos desanime. Nos ajude a preservar a regiao sisaleira. Queremos criar a Reserva do Quererá.
    Abraços
    Gilberto Figueiredo
    Presidente

  3. emi9

    Olá;

    Meu nome é Emilai, sou estudade.
    Vou apresentar um seminário sobre a relação do homem com caatinga baiana.
    Quero apresentar um bom trabalho, por isso escrevo pedindo ajuda para vocês. Dicas de site ou qualquer material relacionado com o tema para que eu possa estudar.

    Obrigada;

    Emilai

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s