Ministério da Saúde lança diretrizes sobre saúde mental indígena

RIO – O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, dia 25, as diretrizes para o atendimento em saúde mental das populações indígenas. Para o coordenador da área técnica de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, a crescente presença de elementos da cultura não-indígena dentro das comunidades contribuiu para o aparecimento das doenças mentais nessa população.
– O consumo de álcool e outras drogas e o suicídio passaram a ser situações graves entre algumas etnias – afirmou o coordenador.
Também está prevista para o próximo ano a implantação de Centros de Atenção Psicossocial específicos para as populações indígenas (CAPS Indígenas) e a formação de profissionais.
Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, realizada em 2006 em onze comunidades indígenas, revela que 40% dos entrevistados confirmaram o uso de alguma bebida alcoólica nos últimos 12 meses. Um terço dos entrevistados afirmou que bebeu dentro de terras indígenas.
A portaria foi criada pelo Comitê Gestor da Política de Atenção Integral em Saúde Mental para as Populações Indígenas. O comitê é composto por representantes do governo, lideranças indígenas e especialistas e será coordenado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Com assessoria do ministério da Saúde


Fonte: Agência JB

http://jbonline.terra.com.br/extra/2007/10/26/e261020211.html

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s