Bebida alcoólica – Violência aumenta nas aldeias de Amambai

 
 
Clique para ampliar!
Vilson Nascimento Jovem indígena agredido a golpe de facão esta semana

27.Out.2007 | Vilson Nascimento

AMAMBAI – Os casos de violência entre indígenas vem aumentando nas aldeias de Amambai. Na maioria das vezes os crimes estão relacionados com o uso de bebidas alcoólicas e drogas.

Em 24 horas, da manhã de quarta-feira até a última quinta-feira, três indígenas, entre eles um adolescente de apenas 13 anos, deram entrada no Hospital Regional de Amambai vítimas de agressões. Dois deles residem naquela localidade e outro na Aldeia Limão Verde, próximo daquela cidade.

O caso mais grave foi registrado no início da manhã de quinta-feira na Aldeia Amambai quando, dois adolescentes, suspeitos de estarem sobre efeito de bebida alcoólica e entorpecente, agrediram com um golpe de facão na região da cabeça, o também indígena Carlito Soares de 20 anos, residente na Aldeia Amambai. Com os dois adolescente agressores foram encontradas uma certa quantidade de maconha.

Segundo informações de Carlito, à polícia, os adolescentes estariam mexendo com sua irmã e quando ele tentou intervir para repreendê-los, acabou sendo agredido. Um dos adolescentes foi detido pelas próprias lideranças da aldeia com o facão utilizado para praticar a agressão e com a maconha. O menor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai.

Além das mortes, o alto índice de violência nas aldeias acaba sobrecarregando o sistema de atendimento em vários setores públicos na cidade em Amambai.

De acordo com a direção do Hospital Regional daquela cidade, a grande maioria do atendimento de emergência é destinado à indígenas vítimas de violência nas aldeias, sobrecarregando o atendimento e os profissionais de saúde, aumentando os gastos com materiais e medicamentos.

A violência nas aldeias também acaba sobrecarregando os cartórios na Delegacia de Polícia Civil de Amambai, fazendo aumentar os gastos com material de expediente e equipamentos e principalmente sobrecarregando os policiais, que trabalham com o efetivo. O Poder Judiciário também sofre com o alto índice de violência nas aldeias de Amambai e da Aldeia Taquapery, de Coronel Sapucaia, município que também pertencente à Comarca de Amambai.

Fonte: http://www.progresso.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s