Câmara Municipal faz audiência pública em novembro para avaliar saúde indígena

Campo Graande – Mato Grosso do Sul

Athayde Nery

Audiência publica vai ser realizada no mês de novembro na Câmara. A iniciativa surgiu após reunião entre o superintendente regional da Fundação Nacional do Índio, Flavio Brito, lideranças indígenas do Marçal de Souza, Jardim Noroeste, Indubrasil, Água Bonita e ainda o presidente do Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas, Adierson Venâncio Mota e o vereador Athayde Nery.
De acordo com o superintendente, a intenção da Funasa e colher as reivindicações da comunidade para nortear suas ações em Campo Grande, com atenção aos índios que vivem na cidade. “Temos dado atenção a saúde básica da comunidade indígena, com medicamentos e consultas medicas, mas precisamos melhorar, ouvindo primeiros os indígenas”, destacou Brites.
Para o vereador Athayde Nery (PPS), seria importante que Campo Grande, assim como outros municípios, recebesse os recursos do Sistema de Assistência a Saúde, do Ministério da Saúde, que destina recursos para parcerias entre Funasa e prefeituras. “Estamos dedicados a buscar esses recursos para melhorar o atendimento das famílias indígenas urbanas”, comentou Athayde Nery.
Identidade – Outro tema a ser abordado na audiência e a identidade emitida pela Funai, que equivale ao registro geral e tem o mesmo valor legal, no entanto, ele não e aceito em instituições financeiras e por muitos estabelecimentos comerciais, causando constrangimentos aos indígenas.

 

Fonte: http://www.acritica-cg.inf.br/content.asp?id=12042

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s