Professores indígenas participam de encontro para definir melhorias na educação

01 de novembro de 2007.

BOA VISTA – Um grupo de 17 professores indígenas estão participando desde ontem (31), de um encontro promovido pela Prefeitura de Boa Vista, com oficinas e discussões sobre educação e ferramentas de ensino.

Conforme a coordenadora de Educação Ambiental e Indígena da Secretaria, Maria Guadalupe Silvestre da Silva, o grupo vai desenvolver um diagnóstico da realidade educacional nas comunidades em que trabalham, e falar das necessidades e expectativas para o próximo ano. “Eles terão a oportunidade de expor suas dificuldades e contar seus avanços no campo da educação em cada comunidade”, destacou.

Ontem os docentes estiveram na escola municipal Aquilino Mota Duarte, avenida Getúlio Vargas, Centro, para participar de uma oficina sobre jogos utilizados na aprendizagem da disciplina de matemática. “No mês de agosto essas escolas receberam jogos de memória, dominós educativos, quebra-cabeças e ábacos para serem utilizados como ferramenta de ensino. Durante a oficina eles vão conhecer novas técnicas para utilizar esse material e relatar suas experiências”, disse.

Hoje (01), a programação segue na escola Aquilino, com oficinas sobre jogos pedagógicos e atividades recreativas. Guadalupe explicou que será trabalhada a faixa etária de crianças com idade entre 4 e 6 anos. “O grupo vai assistir a uma apresentação e depois será dividido em pequenas equipes de quatro participantes para serem estimulados a preparar mini-apresentações de como será trabalhado cada jogo”, salientou.

Ela disse ainda que capacitações como essas são importantes para que os docentes possam futuramente, aplicar os conhecimentos adquiridos nas salas de aula, melhorando assim a interação com seus alunos.

A Prefeitura de Boa Vista mantém atualmente nove escolas indígenas, com 188 alunos de faixa etária entre 4 e 14 anos, regularmente matriculados. Em três dessas escolas é adotada a língua materna indígena.

NL
     

Fonte: Roraima em Foco – NL 

Anúncios

Um Comentário

  1. Saula

    Gostaria de conhecer o trabalho de docentes indígenas com as novas ferramentas da informação e comunicação, tais como, o computador e a internet.
    Existe algum trabalho em desenvolvimento de informática educativa com indígenas no estado de Roraima?

    Grata,
    Saula.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s