Jovens Indígenas do MT lançam Horto Florestal de Sementes Nativas

Jovens indígenas de 20 etnias do Mato Grosso vão lançar no II Seminário de Adolescentes Indígenas em Situação de Risco Social o Horto Florestal de Sementes Nativas da Região Centro Oeste – “Juventude Indígena Realizando Sonhos”, com o objetivo de promover a articulação dos Povos Indígenas da região Centro Oeste, para a proteção do patrimônio cultural e debater a questão da propriedade intelectual, visando a proteção dos conhecimentos tradicionais, associados ou não à biodiversidade. O encontro será realizado no período de 4 a 11 de novembro na Aldeia Umutina em Barra do Bugres.

Para os jovens indígenas de Umutina, o Horto de Sementes vai propiciar o acesso aos recursos adaptados aos diferentes agroecossistemas como forma de melhorar as condições de vida, bem como possibilitar o aprendizado no gerenciamento de projetos e manutenção de espécies de alimentos tradicionais. A implantação do Horto também refletirá na educação com a implantação do Ensino Médio Integrado Profissionalizante na área de agricultura, com um laboratório de estudos e pesquisas que servirá ainda, para pesquisa dos acadêmicos indígenas da Universidade do Estado de Mato Grosso.

O Horto de Sementes também vai produzir mudas de espécies nativas e exóticas para projetos de recuperação das áreas degradadas da região e reimplantação da mata ciliar dos rios que atravessam as Terras Indígenas. O Horto terá ainda a função alternativa de complementação alimentar e geração de emprego e renda para as famílias da comunidade.

No próximo encontro em 2008 serão distribuídas as mudas nativas aos Povos Indígenas da Região Centro Oeste, para que recuperem suas áreas degradadas e revitalizem a alimentação tradicional.

A Prefeitura Municipal de Barra do Bugres é parceira dos indígenas e durante o encontro vai assinar um Termo de Cooperação Técnica e Financeira com as organizações indígenas OTOPARÈ, Escola Indígena Julá Pare, UNIPKPB, ASCUM, CEI-MT e a Funai de Cuiabá.

Redação
Fonte:24HorasNews

24-horas-news.jpg

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s