Relator da ONU chega ao Brasil para examinar casos de violência

Chegou neste domingo (4) ao Brasil o relator especial sobre execuções arbitrárias, sumárias ou extrajudiciais da Organização das Nações Unidas (ONU), o australiano Philip Alston. A missão oficial começará pela capital paulista, onde, no início da tarde, ele reúne-se com entidades civis e familiares de vítimas da violência. O relator da ONU permanece em São Paulo até terça-feira, para investigar as execuções sumárias ocorridas em maio de 2006 e mortes dentro do sistema prisional.

Em seguida Alston segue para o Rio de Janeiro onde fica até o dia 10 para examinar a política de segurança e a violência policial. Logo depois viaja para Pernambuco (11 e 12 de novembro) para apurar a ação de grupos de extermínio, a violência no campo e contra os povos indígenas.

Durante a visita, o relator se reunirá com representantes da sociedade civil, dos governos estaduais e federal, além de familiares de vítimas e testemunhas. Em cada local, será entregue um dossiê sobre a violência, elaborado pelas organizações de direitos humanos e movimentos sociais. Após a visita, Alston elaborará um relatório que será divulgado em 2008.

O australiano assumiu a relatoria em agosto de 2004 para substituir Asma Jahangir. Além de dar seguimento à visita realizada por Jahangir em 2003, o relator vai apurar novas denúncias de execuções.

Fonte: Redação 24HorasNews

 24-horas-news.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s