AGRICULTURA FAMILIAR: RORAIMA REALIZA 1a FEIRA DO SETOR

SAFRAS (06) – A diversidade de saberes e a riqueza dos produtos de 60 empreendimentos dos setores rurais, urbanos e áreas indígenas de Roraima foram expostas, nos últimos sábado (03) e domingo (04), durante a I Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar realizada no estado. O evento foi realizado pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e pelo Fórum Estadual de Economia Solidária de Roraima (FEES/RR).

A feira contou com o apoio do governo do estado e da Prefeitura de Boa Vista. Durante a feira, foram comercializados produtos como artesanato em madeira, em pedra sabão e com material reciclado, bijuterias, artigos para decoração, cama, mesa e banho, além de bolsas, bonecas, roupas, presentes de natal, frutas, verduras, mel, doce de leite. De acordo com a delegada federal do MDA em Roraima, Célia Souza, o objetivo é promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar e, desta forma, promover a geração justa de trabalho e de renda. “O evento é importante porque proporciona um espaço de promoção, divulgação e comercialização dos produtos, além de divulgar as políticas do ministério para a agricultura familiar, comunidades tradicionais e reforma agrária”, ressaltou. Os agricultores Valdecy Batista e Joanilton de Souza, do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, localizado na área rural de Boa Vista, levaram 150 litros de mel para comercializar na feira, além de doce de leite, pimenta do reino e urucum. O preço dos produtos variou entre R$ 2,50 (barra de doce de leite) e R$ 10 (o litro do mel). “Estamos mostrando a riqueza do que é produzido no campo. Aqui o consumidor encontra um produto de qualidade por um preço acessível”, destacou.

Também foram expostas outras riquezas do artesanato roraimense, como as cestarias de cipó titica produzidas pelas mulheres do Clube de Mulheres Agricultores da Esperança, da Vicinal 3, do Projeto de Assentamento Anauá, em Rorainópolis. O artesão Frank Silva levou miniaturas de casas feitas com reaproveitamento de sobras de madeira . “É a primeira vez que exponho meus produtos em uma feira e está sendo uma excelente oportunidade para apresentar meu trabalho”, comemorou. A artesã Cleide Ferreira, do Grupo de Geração de Renda Alternativa de Boa Vista, comercializou peças confeccionadas a partir de jornais, garrafas plásticas, casca de buriti e caixas de ovos. “Nosso artesanato é todo feito com material reciclado, que é uma forma de unir a criatividade, a beleza e o respeito à natureza”, comentou. O público presente aprovou a realização do evento. “Estou gostando bastante da variedade dos produtos que estão sendo expostos e dos preços”, afirmou o comerciante João de Souza, 54 anos. “Diante de tanta beleza, difícil é escolher o que levar”, comentou a estudante Karina Cruz, 17. No local, também foram realizadas apresentações musicais com cantores regionais, de danças folclóricas, teatro, grupos de capoeira, entre outros. “A previsão é que a Feira seja realizada anualmente em Roraima, assim como já vem acontecendo em outros estados”, informou Célia Souza. As informações partem da Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

(CBL)

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/safra/2007/11/06/agricultura_familiar_roraima_realiza_1a_feira_do_setor_1071574.html 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s