O tear ponto de artesanato

O tear antigamente em nossa aldeia Saco dos Barros, era muito bom para todo nosso povo, porque era com este ponto de artesanato que muitas famílias criaram seus filhos .

O tear foi construído no ano de 1888, que com seu funcionamento trouxe muitos benefícios para o povo pankararu, e emprego para algumas famílias do saco dos barros que muitas mulheres com seu funcionamento aprenderam fazer artesanato e passaram seus conhecimentos para os jovens,e mostra como fazer uma rede, lençóis, e muitas outras coisas boas par a elas mesma, e para vender em outras localidades .
A localidade que as mulheres iam vender seus artesanatos, que era com venda que conseguiam seu próprio dinheiro para a sua sustentabilídade.
Mais infelizmente no ano de 1995, o tia parou de funcionar por falta de organização, e apoio de prefeito, ou até da FUNAI, que se esqueceram deste ponto de artesanato.
Em 2004, o grupo do movimento jovem estava precisando de um lugar para fazer um encontro com os jovens, de outras aldeias mais ninguém cede um espaço para nós, então tivemos a idéia de limpar a tia, que ainda tinha muitas maquina da fazer redes, cordões e muitas coisas a mais.
Mais hoje o tear esta abandonado porque ninguém da apoio para reforma para servi de outro ponto para o povo pankararu .

Jairapank
Jaira.indiosonline@gmail.com

Fonte: Índios On Line

 


Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s