Core/MS realiza mutirão de saúde em 11 aldeias

Mais de 11 mil indígenas das aldeias de Amambaí, no sul do estado, estão sendo beneficiados pela quarta fez este ano, com um mutirão de saúde indígena, realizado pela Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul (Core/MS), por meio do Pólo-Base do município.

Iniciado no começo do mês, o mutirão conta com seis equipes multidisciplinares, composta por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas e um psicólogo, que realizam trabalho de consulta periódica, vacinação e palestras para toda a população.

As equipes são orientadas pela coordenadora técnica e enfermeira do Pólo-Base, Maísa Rodrigues Nascimento. “Nossos agentes de saúde passaram todos os dias nas aldeias e alertaram a população”, explica. A programação do evento foi realizada pelo Pólo-Base, chefiado por Celso Souza Padilha e com o Distrito Sanitário Indígena (Dsei).

Os profissionais realizam exames de rotina, avaliam a carteira de vacinação para verificar se alguma vacina está pendente. São aplicadas as vacinas contra influenza, varicela, tríplice viral, hepatite, entre outras. Além de palestras sobre a maneira correta de escovar os dentes e recomendações para saúde bucal.

“Uma das principais metas deste mutirão é atualizar os dados referentes às doses aplicadas em mulheres de idade fértil”, ressalta a coordenadora do Programa de Imunização a Saúde da Mulher Indígena da Core/MS,Cristina Lima Galles.

“Se você monitora a saúde de uma população bem vacinada, a possibilidade da doença afeta-la é mínima”, confirma a enfermeira Maísa Rodrigues Nascimento.

Recentemente, foi realizada a capacitação com18participantes, entre eles enfermeiros e técnico-auxiliares de enfermagem do Pólo-base de Amambaí e Iguatemi, e representantes dos municípios de Naviraí, Itaquiraí e Japorã.

O Pólo-Base de Amambaí atende a segunda maior população indígena do estado, estimada em aproximadamente 11.500 índios, das etnias Terena e Guarani-Caiuás. Das 11 aldeias atendidas pelo Pólo-Base, 7 são de Amambaí. As outras 4, pertencem aos municípios de Aral Moreira e Coronel Sapucaia. Todos participarão do mutirão com encerramento previsto para a próxima quarta-feira (14).

Da Redação

Fonte: http://www.corumbaonline.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s