Portal colaborativo iTEIA é lançado em Belo Horizonte

Espaço pretende estimular a auto-sustentação da cultura popular colocando em debate temas relevantes, como financiamento, parcerias e incentivos.

Carlos Minuano – 100canais
Élcio Paraíso Élcio Paraíso Espaço pretende estimular a auto-sustentação da cultura popular colocando em debate temas relevantes, como financiamento, parcerias e incentivos.

Pontos de Cultura de todo o país, artistas à margem da grande mídia e a cultura brasileira como um todo acabam de ganhar uma nova vitrine de exibição: o portal colaborativo iTEIA

O espaço pretende estimular a auto-sustentação da cultura popular, colocando em debate temas relevantes como financiamento, parcerias e incentivos, além de criar ambientes para intercâmbios de projetos e utilização da internet para captação e geração de negócios.

O projeto foi lançado ontem na TEIA 2007 com as presenças do ministro Gilberto Gil (Cultura), do consultor de cultura digital do Ministério da Cultura (MinC), Cláudio Prado, do secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino, e do jornalista Sergio Xavier, ex- secretário de Fomento à Cultura do mesmo ministério.

Todo o conteúdo multimídia (vídeos, textos e imagens) será licenciado em Creative Commons e disponibilizado também em inglês. O objetivo é agregar integração, informação, interconectividade e interação, informou o jornalista Xavier, responsável pela gestão executiva do projeto. “É uma tentativa de resposta às principais questões que pipocam na órbita do digital”, explicou.

“Nossa idéia é formar uma grande rede interligando Pontos de Cultura e artistas independentes, para criar um canal eficiente de difusão das produções culturais locais”, concluiu Xavier. O ministro Gil aproveitou a ocasião para destacar a importância de parcerias que coloquem lado a lado setor privado e governo. “A sociedade e a cultura precisam de ambos”, ressaltou.

Produzido pelo Instituto Intercidadania em parceira com o programa Cultura Viva e Cultura Digital do MinC, o portal tem apoio do programa Novos Brasis do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi voltado às iniciativas de uso de novas tecnologias em informação e comunicação. Fundarpe, Sesi e o portal Achanotícias também apóiam o projeto.

Fonte:http://www.teia2007.org.br

Anúncios

Um Comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s