URGENTE!!!PATAXÓ RETOMA FAZENDA NA REGIÃO DO PRADO EM TORNO DO MONTE PASCOAL.

URGENTE!!!PATAXÓ RETOMA FAZENDA NA REGIÃO DO PRADO EM TORNO DO MONTE PASCOAL.
32 famílias do povo Pataxó da Aldeia Craveiro retomaram na madrugada desta segunda feira (19/11), uma fazenda no interior do seu território, entorno do Monte Pascoal. A fazenda de 360 hectares estava invadida pelo fazendeiro conhecido por Garcia, já fazia alguns anos. Quando as terras do Craveiro formam retomadas em 1999, saiu todo mundo menos o Fazendeiro que resistiu no local.
Essas terras pertencem ao Povo Pataxó do Prado e esta centrada no coração da aldeia do Craveiro. Depois de uma reunião com a comunidade, o Cacique Ananias em uma atitude sabia optou por retomar aquelas terras, e chamar as autoridades para apresar a demarcação do Território do povo Pataxó.
Segundo o Cacique Ananias, os Índios da aldeia do Craveiro querem suas terras de volta. “A retomada é devido à morosidade no processo de demarcação e pelo fato dos índios não terem terra para trabalhar”, diz o Cacique. Em 1999, foi criado um Grupo Técnico (GT) pela Funai para demarcação do território indígena e até o momento o processo de demarcação não saiu da primeira fase.
As comunidades Pataxós representadas pela Frente de Resistência e Luta Pataxó, acusam a Funai de favorecer interesses de alguns fazendeiros e da Veracel Celulose durante os levantamentos técnicos para definição do território indígena. Segundo as comunidades, o Relatório da Leila é cavo e sem consistência histórica.Os índios já solicitaram a presença da Funai e da Polícia Federal no local para garantir a integridade física do Grupo. Índios Pataxó de outras comunidades já chegaram a Craveiro para se juntar ao grupo e fortalecer a ocupação.
conaferd@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s