Recife e Olinda iniciam contagem regressiva para os Jogos Indígenas

Jogos Indígenas

Recife e Olinda iniciam contagem regressiva para os Jogos Indígenas

Na última quinta-feira, 11 de agosto, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, realizou-se a cerimônia de lançamento do IX Jogos dos Povos Indígenas, que irá de 24 de novembro a 1º de dezembro, em Recife e Olinda/PE. Os jogos indígenas representam uma ação de fortalecimento e valorização da cultura por meio do esporte e da interação entre as etnias, com estímulo à diversidade e autonomia dos povos indígenas.

“A realização dos jogos é um momento para conhecer e reconhecer a importância da diversidade cultural dos povos indígenas”, afirmou o diretor-substituto de assistência da Funai, Pedro Ortale, presente no evento. Com o tema “Água é vida, direito sagrado que não se vende”, os jogos indígenas irão reunir 1000 indígenas de cerca de 40 etnias, vindos do Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Roraima e Tocantins, além de visitantes internacionais.

As provas serão realizadas em arena montada na praia do Bairro Novo, em Olinda, e haverá atividades culturais no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, em Recife, onde os indígenas serão alojados. O secretário de esportes de Pernambuco, Nelson Pereira, destaca a importância desta edição dos jogos para o Estado. “A realização dos jogos em Pernambuco, que é o quarto maior Estado em população indígena do País, é um momento de grande aprendizado. A partir dos jogos muitas etnias saem da invisibilidade”, enfatiza Nelson Pereira.

Os representantes da comissão organizadora, entre eles a secretária Nacional de Esporte e Lazer, Rejane Penna Rodrigues, participaram da solenidade. A edição de 2007 dos Jogos dos Povos Indígenas é uma realização do Ministério do Esporte, Governo de Pernambuco e Comitê Intertribal de Memórias e Ciência Indígena, em parceria com os ministérios da Justiça, Educação, Cultura e Saúde, além da Funai, Prefeitura do Recife e de Olinda.

“O Ministério do Esporte tem como objetivo promover políticas públicas de qualidade e relevância para os povos indígenas”, afirmou Rejane Penna. De acordo com a secretária nacional, o Ministério do Esporte fará um repasse de R$ 1,1 milhão para a realização dos jogos, com contrapartida do Governo do Estado de Pernambuco de R$ 400 mil reais, além do apoio dos demais parceiros no evento.

Fonte: http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2007/outubro_2007/un2007_006.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s