Funai vai lançar Subprograma de Segurança para combater violência em áreas indígenas

A Administração Executiva Regional do Cone Sul, em Dourados, vai implantar o Subprograma de Segurança Pública para combater violência, alcoolismo e o consumo de drogas nas áreas indígenas. O programa vai atuar nas 38 aldeias, e 15 acampamentos atendidos pela administração de Dourados. O subprograma é uma das ações estratégicas do Comitê Gestor de Ações Indigenistas Integradas para o Cone Sul de Mato Grosso do Sul.
O presidente em exercício da Funai, Aloysio Guapindaia, teve uma audiência com o procurador federal Charles Estevan da Mota Pessoa, do Ministério Público Federal, para tratar de diversos assuntos relacionados a violência na região. Um dos assuntos foi a possibilidade do retorno de uma operação em conjunto com os órgãos de segurança pública para fiscalização e proteção das terras indígenas.
Também foi tratada a participação do presidente em exercício da Funai, Aloysio Guapindaia, na audiência pública, que irá discutir a questão da violência, na próxima semana em Dourados. Deverão participar a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Federal e Fundação Nacional do Índio (Funai).
A Audiência Pública deve discutir a questão do consumo da bebida alcoólica na áreas indígenas, que no entendimento da Funai, deve ser tratado como questão de saúde pública. O outro assunto a ser discutido é a atuação e os aspectos legais sobre a segurança pública nas terras indígenas.
O Subprograma que está sendo elaborados pela Funai deverá ter uma participação do Programa de Redução de Danos, com recortes étnicos, sempre respeitando os aspectos sócio culturais.
O subprograma, administrado pela Funai de Dourados, visa aliar e integrar ações emergenciais e estruturantes tendo como principal parceiro o Ministério do Desenvolvimento Social. 

Fonte: Agora MS

http://www.agorams.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s