Jogos Indígenas fazem hoje ritual do fogo sagrado

  indio-bandeira-do-brasil.jpg

 A partir de amanhã (24), Recife e Olinda, em Pernambuco se transformarão em aldeias, com a realização da nona edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que neste ano têm como tema Água é vida, direito sagrado que não se vende. O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Sergio Mamberti, participa da abertura oficial. Os jogos seguem até 1º de dezembro.

 

O ritual do fogo sagrado será hoje (23), com o acendimento da tocha dos jogos, por representantes de duas etnias, durante o pôr do sol na praia de Boa Viagem, em Recife. Amanhã (24), às 16h30, começa na praça do Marco Zero, o revezamento da tocha, que será conduzida por atletas indígenas e não-indígenas até a Arena, em Olinda, em um percurso de 10 quilômetros.
Durante o evento, o Ministério da Cultura dará orientação sobre o Prêmio Culturas Indígenas 2007 – Edição Xicão Xucuru, que premiará com até R$ 24 mil, cem iniciativas de comunidades e organizações indígenas que realizam ações de fortalecimento cultural.
As inscrições poderão ser realizadas até 7 de janeiro de 2008.
A assessoria de imprensa do Ministério da Cultura informou que os jogos devem reunir cerca de mil indígenas de 33 etnias, de 11 estados do país. Para Carlos Terena, membro do Comitê Intertribal, os jogos funcionam como “mecanismo de encontro entre as etnias e os cidadãos, criando espaço para que os brasileiros despertem para a cultura indígena”.

 

Fonte: Agência Brasil / Pernambuco.com

 

http://www.pernambuco.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s