Programação dos IX Jogos dos Povos Indígenas envolverá mil atletas de 43 etnias

 

 

jogos-indigenas.jpg

 Índios preparados para os Jogos dos Povos Indígenas

Uma programação diversificada vai garantir a integração de raças e o convívio com as diferenças durante a realização do IX Jogos dos Povos Indígenas. O evento acontece de 24 de novembro a 1º de dezembro nas cidades pernambucanas de Recife e Olinda. As competições esportivas que envolvem 10 modalidades e a apresentação de esportes tradicionais reunirão mil atletas de 43 etnias. Haverá, ainda, congresso técnico e feiras de artesanatos e pinturas corporais para os visitantes.
A cerimônia oficial de abertura será às 17h do dia 24 de novembro, na arena dos jogos instalada na praia do Bairro Novo, em Olinda. O ministro do Esporte, Orlando Silva, participa da solenidade junto com o governador Eduardo Campos e demais autoridades, como o secretário estadual de Esportes, Nelson Pereira, o prefeito de Recife, João Paulo, e a prefeita de Olinda, Luciana Santos. Além das etnias nacionais, participam como convidados dos jogos representantes dos povos canadenses e dos aborígines australianos.

Os jogos seguirão ritual indígena que começa no dia anterior da abertura oficial (23 de novembro), na Praia de Boa Viagem, em Recife – seis horas antes do anoitecer. Representantes de duas etnias participarão da cerimônia espiritual, que inclui ações que vão desde a criação do fogo ancestral ao acendimento da tocha dos jogos.
Dentro da programação cultural, haverá espaço para a discussão de questões indígenas. Estão programadas ainda feira de artesanato, apresentações culturais, atividades de educação ambiental, educação para a saúde, exposições fotográficas, projeção de filmes e discussão sobre demandas indígenas para a Política Nacional de Esporte e Lazer.
Também está prevista uma coletiva para a imprensa, às 10h, do dia 23 de novembro, no Recife Praia Hotel, no bairro Pina. Os profissionais credenciados receberão crachás de acesso, kit com informações gerais sobre os Jogos Indígenas e informações sobre os procedimentos e posturas que deverão ser adotadas durante o trabalho de cobertura do evento.
Os jogos são uma realização do Ministério do Esporte e do Comitê Intertribal de Memórias e Ciência Indígena, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura de Recife e Prefeitura de Olinda. Os jogos têm apoio da Caixa Econômica e, a partir deste ano, passam a contar com a participação efetiva de quatro ministérios: da Justiça, da Educação, da Cultura e da Saúde, além da Funasa e da Funai.

 

FONTE: Jornal Pequeno – O Órgão das Multidões

                  http://www.jornalpequeno.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s