mas respeito as nossas terras: exploração mineral em terras indígenas

Brasil não pode abrir mão da exploração mineral em terras indígenas, diz deputado

Brasília – O presidente da Comissão Especial Temporária, criada no dia 7, que estuda a regulamentação da mineração em terras indígenas, deputado Edio Lopes (PMDB-RR), diz que “o país não pode abrir mão, não pode adiar, não pode prescindir da exploração” dos recursos minerais que estão em áreas indígenas.
“Temos consciência que devemos ser rigorosos no disciplinamento quanto à questão ambiental e [é importante] assegurarmos a participação econômica das comunidades indígenas envolvidas nesse processo”, explicou.
A comissão se reuniu na semana passada para discutir sobre a sistemática de trabalho adotados. De acordo com Edio Lopes, o relator da comissão, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), apresentou uma sugestão de roteiro que foi discutida e aprovada com alterações feitas por membros da comissão.

O roteiro prevê a convocação de audiências públicas com a participação de lideranças indígenas e indigenistas, autoridades do governo e autoridades do setor de mineração. Na reunião foi aprovada a realização de uma audiência pública com data a ser definida.

 

**A Câmara dos Deputados ignorou acordo feito entre o governo Lula e índios e retomou no início deste mês a discussão do projeto de lei que regulamenta a exploração de minérios em terras indígenas.

O acordo havia sido feito no âmbito da CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista), que é composta por 70 integrantes, entre eles representantes de 12 ministérios, 39 índios e entidades indigenistas.


Fonte: Tatiana Matos – Agência Brasil / A Tarde On Line

http://www.atarde.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s