Modalidade dos Jogos dos Povos Indígenas une esporte e referências espirituais

  jogos-plateia.jpg

 Índios de várias etnias assistem competição de arco e flecha
durante a 9ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas

  Olinda (PE) – Índios de várias etnias assistem competição de arco e flecha durante a 9ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas
“Algo parecido com o vôlei”. Assim define o esporte Xikunahity o guerreiro Zokezomaiake, da etnia Paresi Haliti, localizada no oeste de Mato Grosso.
O esporte é praticado somente por homens. Dois times de quatro atletas se posicionam em filas paralelas. Os jogadores devem cabecear a bola – de látex – para o adversário, de modo que ela não caia. Quando um deles não a alcança, a equipe oponente marca pontos.

O Xikunahity foi apresentado pelos paresi ontem (25) ao público que assistia às competições de arco e flecha dos Jogos dos Povos Indígenas em Olinda (PE).
Segundo Zokezomaiake, que fez a arbitragem, além de divertir, o esporte tem referência espiritual. “Nossos avós contam que o Wazare, o ser superior que gerou os paresi, depois de distribuir o povo na nossa região, reuniu os irmãos para celebrar com um jogo de cabeça”. Ele conta que, de acordo com a lenda, a entidade ensinou também que a cabeça serve para comandar o corpo e ser usada em sua capacidade física.
Longe da arena dos jogos, o esporte é praticado nas cerimônias de batizados, cura e na primeira colheita. “Nessas festas o povo aproveita. O jogo começa cedo e não tem hora para acabar”, ressalta Zokezomaiake.
Depois da apresentação Xikunahity, os índios Karitiana de Rondônia, encerraram o primeiro dia de competição com um ritual religioso. Cantaram uma música para afastar os maus espíritos, a inveja, a pobreza e maldade. “O inimigo vai se afastando com essa música”, afirma o pagé Pyongâ. “A música é sagrada e existe há muito tempo. Nosso Deus nos deu e a gente não pode esquecer.”

Foto:Valter Campanato/ABr
Fonte:Isabela Vieira/Agencia Brasil

http://www.agenciabrasil.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s