Mulheres participam de provas e apresentações de lutas nos Jogos dos Povos Indígenas

 Olinda (PE) – As mulheres marcaram presença pela primeira vez na arena da nona edição dos Jogos dos Povos Indígenas, montada na praia de Bairro Novo. Na noite de hoje (26), elas participaram da prova de cabo de guerra e das apresentações de lutas corporais. As lutas são tradição dos povos do Xingu, como os Kuikuro, Bakairi e Xavante.
Ao chamar para o centro da arena uma dupla Kuikuro, o locutor anunciou: “Vamos ver se elas vão puxar o cabelo”. Mas esse “artifício” não seria necessário: para vencer, basta a atleta puxar a perna da oponente e derrubá-la na arena. A modalidade é Huka Huka e praticada de pé. Outras lutas corporais podem ser praticadas com os joelhos no chão.
Após as demonstrações, 15 equipes femininas participaram da competição de cabo de guerra, que exige força e trabalho em equipe. A corda utilizada na prova tem 30 metros de cumprimento e duas polegadas de espessura.
Ao final de uma das eliminatórias, o índio Xikrin Bep-Krokroti, 17 anos, leva para a mãe o bebê que estava aos cuidados dele enquanto ela competia. A prova terminou há pouco e o bebê já dormia nos braços do pai, Krokroti, mas acordou com os movimentos. Voltou a dormir no colo da mãe, que não foi autorizada a falar à Agência Brasil. “Ela até entende, mas não fala. O cacique não deixa”, disse Bep Krokroti, que estudou português, mas não aceitou intermediar a conversa com a moça.
As índias Paresi Haliti, que não se classificaram para próxima etapa da competição, foram as únicas atletas a falar e uma delas, Kelcimara, de 13 anos, disse ter treinado antes dos Jogos com uma corda comprada dos brancos. Kelcimara contou também que não se importava de perder e que estava ansiosa para a próxima eliminatória do cabo de guerra, na quinta-feira (29).

Fonte:Isabela Vieira / Agencia Brasil

 http://www.agenciabrasil.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s