Briga de índio e fazendeiro cria polêmica na Assembléia

noel-lopes.jpg

Noel Lopes revelou preocupação dos índios com clima tenso

As situações de disputa por terra entre índios e fazendeiros de Mato Grosso do Sul mobilizaram debates na Assembléia Legislativa na sessão desta manhã, depois que o indígena Eliseu Lopes, de 32 anos, usou a palavra para falar da situação dos guarani-caiuá que esperam a demarcação da fazenda Madama, em Coronel Sapucaia. Na área, já houve, só este ano, três episódios de conflito, com duas mortes, e quatro indígenas baleados, o último deles no dia 17 deste mês.
Um dos índios baleados no conflito mais recente, Noel Lopes, esteve na Assembléia hoje, e revelou que está assustado com tudo que aconteceu. Segundo ele, havia “mais de 60 pistoleiros” na área. Ele ainda tem uma bala alojada no corpo. Também estava na Casa a índia Marluce Lopes, viúva do líder Ortiz Lopes, assassinado em julho deste ano. A outra morte ocorrida na área foi da índia Xuretê Lopes, de 70 anos, ocorrida em janeiro.
Depois da fala do índio, o deputado Pedro Teruel (PT), da Comissão de Direitos Humanos da Casa, pediu a palavra, para lamentar que ainda estejam ocorrendo conflitos agrários entre índios e fazendeiros armados. Foi aparteado por Zé Texeira (DEM), da bancada ruralista, para quem os índios estão pedindo a posse de uma área privada em seu nome. Outro que falou sobre o assunto foi Pedro Kemp, do PT, também em apoio aos índios.
Zé Teixeira chegou a pedir um novo aparte em meio à fala de Teruel, que foi negado, sob a alegação de que não haveria tempo para isso.

 

Fonte:Marta Ferreira / Paulo Fernandes / Campo Grande News
http://www.campogrande.news.com.br

 

Anúncios

Um Comentário

  1. ana karoline

    Bom penso q isso ja estava a muito tempo planejado, para invadi as fazendas; no causo os fazendeiros estavam eram certos, pois so estavam defendendo o q era deles.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s