ARTESANATO CULTURAL GERA RENDA

feira-artesanato-2.jpg

FEIRA DE ARTESANATO DO IX JOGOS INDÍGENAS

 

Além dos jogos tradicionais como arco e flecha, corrida de tora, entre outros, as etnias prepararam uma área cultural, com barracas de artesanato montadas para a venda de colares, acessórios próprios de cada etnia e enfeites de todos os tipos e utilidades. Isso mostra que a nona edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que está sendo realizada em Recife (PE) [É RECIFE E OLINDA, NÃO É?], é uma verdadeira representação e resgate da cultura dos índios do Brasil.
Tudo o que os índios fazem é com materiais vindos da natureza. Para os colares, brincos e acessórios corporais (cocar, saias, fitas etc), eles usam sementes, sobretudo de açaí, pau-brasil, navalha e pararicha. Algumas sementes, como a navalha, já vêm com um furo no centro, da própria natureza, e outras são furadas com agulhas para que possam passar pelos cordões. Os cordões por onde passam as sementes também são naturais, vindos do coco. Quanto às penas, eles aproveitam as que caíram pela mata ou tiram de animais já mortos, geralmente de araras coloridas.
Além dos colares, brincos e outros acessórios, os indígenas fazem peças artesanais belíssimas, com forma de animais. Araras, onças, tatus e tartarugas, feitos de barro e cerâmica e pintados com as próprias sementes (urucum, jenipapo) estão no espaço cultural do estádio do Geraldão, em Recife, onde parte dos jogos acontece.
Segundo as índias da etnia Tapirapé, vinda de Mato Grosso do Sul, as peças vendidas são mais uma fonte de renda para eles. O dinheiro não faz falta dentro das aldeias, mas é necessário para poderem comprar roupas e outros materiais que precisam utilizar enquanto estiverem fora delas, no “espaço dos brancos”.

Foto Marília França
Fonte:Juliana Curi / Tenõde Porá UcB News

http://tenodepora.spaces.live.com

Tenõdé Porã UCB News

Universidade Católica de Brasília – Comunicação Social – NUCLAM

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s