DIFICULDADES E BELEZA ENTRE OS XOKLENG

indigena-xokleng.jpg

Indígena Xokleng

Os Xokleng estão situados na Reserva Duque de Caxias, ao norte do estado do Paraná, e lutam desde a década de 70 com a construção da barragem de contenção do rio Hercílio. Enfrentam dificuldades com a área de saúde e transporte. Entretanto, mantém a cultura viva, principalmente a manutenção da língua Jê.
A aldeia Xopleng até hoje reclama pelas terras inundadas com a construção da barragem, construída para conter as cheias periódicas nas cidades situadas no Vale do Itajaí pelas águas do rio Hercílio. Segundo Ismael Naplã Nunconã, um dos membros da etnia que participa dos Jogos Indígenas, “a barragem enchia, e estragava a plantação e matava os bois dos índios”.
Enquanto o Vale do Itajaí está seguro, as terras mais férteis da reserva ficam alagadas com freqüência e impedem o contato da aldeia com a cidade. Os indígenas precisam dar uma volta de 20 a 30 km de distância.
Outra reclamação apontada por Ismael é com relação à falta de médicos. “Falta médico, quando dá vontade vai. Aí, quando vai, fica uma ou duas horas só”, reclamou.
Falta transporte que interligue a aldeia com a cidade. Alguns jovens Xokleng trabalham na colheita de tabaco e na zona urbana, como Ismael que é carpinteiro junto com outros três colegas de aldeia.
Entre tantos desencontros a aldeia se reafirma com a língua Jê, ensinada até para membros que se afastaram e agora retornam às suas raízes. A educação entre eles também exerce um papel importante.
VOCABULÁRIO E RECEITA
Enquanto conversamos sobre os hábitos alimentares coletei alguns exemplos de carnes preferidas do Ismael e sua versão em Jê. São elas: Porco do mato, tadeti; veado, kabe; e tatu, zazan.


Foto Marília França
Fonte:Tamyris Amaral / Tenõde Porá UcB News

http://tenodepora.spaces.live.com

Tenõdé Porã UCB News

Universidade Católica de Brasília – Comunicação Social – NUCLAM

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s