UMA MULHER QUE LIDERA: Dorinha, a única cacique de Pernambuco

cacique-dorinha-pankara.jpg

Cacique Dorinha Pankará

 A aldeia Pankará está situada no município de Carnaubeira da Penha, na serra de Arapuá, Pernambuco. Ela é liderada por uma cacique, Dorinha, ou na língua indígena, Nawá, que destaca o Projeto Político e Pedagógico de seu povo. Segundo ela, as crianças aprendem matérias da cultura branca como matemática e ciência. Em contrapartida, jovens educadores, junto com os membros mais velhos, ensinam a cultura, a dança e a tradição.
O esforço em manter a cultura é uma iniciativa positiva, mas a grande luta é pela conquista da terra. A aldeia fica dentro de uma fazenda. O fazendeiro não mora na propriedade, no entanto, em troca, os índios entregam 10% da produção. A aldeia vive em regime de arrendamento. “Ele disse que a compra a terra. Mas não deu nada pra gente sobreviver. Tem muitos que não têm onde morar”, explicou a Cacique Dorinha.
Quando o povo Pankará dança, pede aos encantados da luz (os que já se foram, e que segundo a cacique ficam próximos quando a aldeia invoca as canções) para continuar a luta. A aldeia é a única liderada por uma cacique mulher.  “E essa é guerreira”, segundo o Pajé, Manoel Antônio do Nascimento,
Curiosidades do pajé
O pajé falou que já descobriram muitos remédios, inclusive para o câncer. Uma dica que ele soltou depois de muita insistência, foi sobre a babosa: retirar as gotas de babosa com gama de mandioca para fazer os comprimidos. “Babosa é bom para intestino, hemorróida”.
Quanto aos remédios dos brancos, principalmente a vacina, o pajé respondeu com bom humor: “Ah… vacina a gente sim, que é pra ficar livre. Senão a gente não agüenta, fica no pé da gente”. Risos.

Foto Marília França
Fonte:Tamyris Amaral / Tenõde Porá UcB News

http://tenodepora.spaces.live.com/

Tenõdé Porã UCB News

Universidade Católica de Brasília – Comunicação Social – NUCLAM

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s