FINAL DE ARCO E FLECHA

 

 

concentracao-arco-e-flecha.jpg

Concentração antes do momento decisivo

Na última terça-feira, dia 27, a final da modalidade de arco e flecha contou com a participação de 21 indígenas. A grande meta, o olho do peixe montado como alvo, vale 40 pontos. O peixe tem uma área de oito metros e a distância entre o alvo e o atirador é de 25 metros. A distância normal deveria ser de 30 metros, entretanto, segundo a organização dos Jogos, o forte vento da arena de Olinda poderia mudar a direção das flechas e causar um acidente.
Durante a competição os guerreiros com mais experiência demonstraram calma e confiança, como Aiporé, da etnia Gavião. Os três melhores foram Gilson, da Rikibaksta, Aiporé, da Gavião, e Karuaia, da etnia Kulkuru. O vencedor foi da etnia Rikibaksta.

Detalhes
Para Benedito Paresi foi complicado e diferente atirar a flecha nas condições do vento que corria pela orla da praia.
Ele contou que o seu arco foi feito da palmeira, e a flecha de taquara. O barbante foi de tucum, um tipo de folha de coco raspada. A corda do arco é do mesmo material, só que mais grossa. As penas de uma flecha são cuidadosamente amarradas e cortadas, e numa flecha existem dois tipos de penas. Na flecha produzida pelo Benedito, uma é composta por penas de arara amarela, de seriema (ave que lembra o avestruz de menor porte, presente nas regiões do Paraná, Norte do Maranhão, leste e sul de Goiás e Oeste de Minas Gerais), e a outra de arara vermelha com motum, que, segundo ele, seria uma espécie de peru do mato. “A pena a gente faz bem ajeitada, senão ela faz…” (movimentou o dedo indicador desenhando um círculo no ar para explicar o movimento que a flecha faria).

Foto: Vinícius Loures
Fonte:Tamyris Amaral / Tenõde Porá UCB News

http://tenodepora.spaces.live.com/

Tenõdé Porã UCB News

Universidade Católica de Brasília – Comunicação Social – NUCLAM

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s