Cartilha em terena ensina índios a economizar energia

Dourados – Cartilha editada em terena do programa Luz para Todos vai orientar indígenas sobre uso racional de energia elétrica. O material será lançado hoje, às 14h30, na aldeia Cachoeirinha, em Miranda, pelo governador André Puccinelli  e o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner.
O trabalho começou a ser elaborado há aproximadamente um ano por professores, alunos indígenas de universidades locais e especialistas na questão indígena terena, com supervisão do MME (Ministério de Minas e Energia).

Segundo a consultora para questões indígenas do Ministério, Maria Eustáquia da Silva, a expectativa é que a partir deste momento, as condições de vida dos indígenas venham a melhorar com a inserção de equipamentos elétricos em suas atividades; iluminação nas escolas, permitindo as atividades noturnas; em postos de saúde, melhorando o atendimento de médicos, dentistas e agentes de saúde; e ainda, a gerar renda, uma vez que a maioria vive apenas da cultura de subsistência.
Outra proposta da cartilha é contribuir para a preservação da língua terena, atendendo inclusive uma prerrogativa da Constituição Federal, de 1988, que prevê a educação bilíngüe em escolas indígenas contribuindo desta forma para a manutenção da cultura dos povos indígenas.
Em função desta prerrogativa, um acordo foi firmado com a Secretaria Estadual de Educação/Coordenação de Educação Indígena para que a cartilha seja distribuída em escolas indígenas de todos os níveis de ensino, servindo de material didático, de apoio, nas salas de aula. Este trabalho foi considerado um “projeto-piloto”, dentro das ações em comunidades indígenas do programa Luz para Todos, e segundo Eustáquia, os índios guarani serão a segunda nação a ter o material traduzido para a sua língua, com previsão de ser distribuído no inicio do próximo ano letivo.
O evento contará com a presença do presidente da Eletrosul, Ronaldo dos Santos.

Fonte : MidaMaxNews / Rádio Grande FM
http://www.grandefm.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s