Encerrada nona edição dos Jogos dos Povos Indígenas

Índios pedem a revitalização das bacias dos rios pernambucanos Capibaribe e Beberibe durante encerramento da nova edição dos Jogos dos Povos Indígenas, em Pernambuco, na noite de ontem.
Antonio Carlos Araomã, do povo pankararu de Pernambuco, leu para o público uma carta elaborada pelos caciques.

“Declaramos que ouvimos a voz da água, da terra e dos céus. Os rios não podem ser o depósito do lixo da cidade. Não temos o direito de assim utilizar a natureza”, disse.
Após uma semana de competições, os jogos terminam sem recordes olímpicos e sem premiações individuais. Todos saem vitoriosos, com medalha no peito e troféu. A idéia é mostrar que o mais importante é a união.
Segundo Marcos Terena, dirigente do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, grupo organizador do evento, o encontro entre as etnias e o povo da cidade é positivo porque os índios se sentem valorizados. “É um processo de resgate de auto-estima. Muitos [povos] nunca haviam sido aplaudidos. Outros perderam o referencial da cultura e tinham vergonha das origens”, ressaltou.
Os jogos indígenas são realizados a cada dois anos. A edição de 2007 teve apoio dos Ministérios da Educação, do Esporte e da Justiça. O próximo evento, em 2009, deve ser realizado no Acre.

Terena
Mato Grosso do Sul foi representado por indígenas da etnia terena. Os terena habitam a região do Pantanal e também contam residentes em Campo Grande. A etnia soma hoje cerca de 20 mil pessoas. Os primeiros contatos com não-indígenas foram através do Marechal Cândido Mariano Rondon, em 1910, com a implantação da rede telegráfica na região pantaneira.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério dos Esportes, que realiza os jogos, os terena são conhecidos pelo seu nível de adaptação com outras culturas, são considerados politizados e participam de cargos políticos em alguns municípios, caso de Campo Grande, em que o Conselho Municipal é presidido por Adierson Venâncio Mota, indígena dessa etnia, morador da aldeia urbana Água Bonita.
Campo Grande já sediou uma vez os jogos, a quarta edição no ano de 2001. O evento aconteceu no Parque das Nações Indígenas.

Fonte:Alcindo Rocha/Agência Brasil/ Midiamax News
http://www.midiamax.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s