Impacto ambiental da BR 364 é discutido com índios de Feijó

Impacto ambiental da BR 364 é discutido com índios de Feijó
 

 

Equipe técnica da Divisão de Meio Ambiente irá percorrer comunidades indígenas da região

   

Uma equipe da divisão de meio ambiente do Deracre está em Feijó para se reunir com os povos indígenas do alto rio Envira, entre eles os Kaxinawá (da terra indígena Curralinho e Nova Olinda), Kulina (Igarapé do Paulo e do rio Envira) e Ashaninka (terra indígena Kampas isolados Jaminawa-Envira). O objetivo é discutir o impacto ambiental que a BR 364 poderá causar aos povos da região e também acolher sugestões dos moradores destas comunidades sobre ações que possam amenizar este impacto.

A técnica Líbia Almeida ressalta que posteriormente a equipe do Deracre será ampliada para atender às demandas que serão apresentadas ao governo do estado. A equipe, composta de 6 a 8 pessoas inclui o presidente do Funai, representantes de organizações locais, profissionais da área médica. “As comunidades do Envira não ficam muito próximas, por isso recebem influência indireta, mas precisam de apoio para realizar algumas atividades nas quais eles têm deficiência”, explica Líbia Almeida.

O gerente de ações governamentais da Assessoria Especial Indígena no Acre, Francisco Moura Apurinã, destaca a importância de se fazer um diagnóstico participativo para que sejam evidenciadas as principais sugestões dos povos indígenas para que o impacto ambiental do asfaltamento da BR 364 seja amenizado. “Esta é uma demanda do Deracre relacionada ao Plano de Mitigação do asfaltamento da BR e estamos indo fazer um levantamento das demandas que eles acham pertinentes, quais são os benefícios e as coisas negativas que a estrada possa estar causando para os povos da região e em cima disso elencar atividades eles acham que irá diminuir o impacto da BR”, diz. O diagnóstico será feito entre os dias 10 a 29 de dezembro.

Antônio Mesquita
Rádio Difusora – Feijó
Agência de Notícias do Acre

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s