Katu pituna a todos!

Nos Jogos Indígenas Nacional deste ano q aconteceu do dia 24 de novembro a 1º de dezembro, o nosso Portal enviou representantes para nos representarmos e fazer a cobertura de durante todo o evento. Os escolhidos foi eu Jaborandy Yandê da etnia Tupinambá de Olivença, Anápuáka Muniz Pataxó Hã-hã-hãe e Irembé Potiguara.

Nós índios on line vivenciamos tudo o q se estava acontecendo no evento desde o 1º dia em q chegamos no aeroporto e passamos um tempo esperando o carro q nos levaria para onde estava sendo a concentração dos parentes no evento. Esse foi um dos mínimos detalhes pois ainda viria outras coisas como a falta de água para beber , banho e etc…
Na verdade estava uma desorganização muito grande  durante os Jogos.
Só q o nosso papel era informar os parentes q não tiveram a oportunidade de esta presente nessa grande confraternização, então penso eu q fizemos nossa parte, a 1ª matéria foi logo uma bomba, onde na capa do Portal o desenho do logotipo dos Jogos saiu de cabeça para baixo, porque foi como encontramos o evento. as outras matérias que foram surgindo  saiu pela conseqüência do q estava acontecendo nos dias que estávamos por lá.
O ponto positivo que tiramos dos Jogos foi a confraternização, a União que os as etnias presentes estavam tendo e tudo q vinha se acontecendo de ruim acabava na frente dessa união pois era muito bonito de se ver, pois na Arena em Olinda onde estava acontecendo as modalidades arco e flecha, arremesso de lança, corridas de toro e outras ou em torres onde estava acontecendo o Futebol feminino e masculino com toda a competição acontecendo e nem água para os competidores tava difícil, nós notávamos q a falta de água não atrapalhava tinha reclamações dos Povos, mas o prazer maior não era a competição e sim o esta ali, todos juntos naquele momento depois das competição vimos Pankararu com Xavante se cumprimentando e Kanela com Xicrim e outras etnias fazendo o mesmo dava a sensação q tava tudo muito bom, mas quando chegávamos no Ginásio do Geraldão todos os problemas voltava, só q a alegria era maior então no final se dava um jeito e tava tudo muito bom e tudo muito bem.
Nós presenciamos se não for a maior uma das maiores confraternização dos povos, tiramos até mesmo por nós Índios on line que muitos nós nunca tínhamos nos encontrados pessoalmente, mas do 2º dia em diante parecia que morávamos juntos a muito tempo pois a união e a companhia fazia sair um trabalho bom de se fazer, na realidade nem era trabalho e sim um prazer nós falávamos em trabalho quando caia a noite. A Irembé Potiguara, Luana Pankararu e Anápuáka Pataxó Hã-hã-hãe, Alex Pankararu meus parabéns o esforço valeu muito apena pela correria de todos nós pela cobrança de Anápuáka a todos nós, Valeu mesmo.

E do dia 29 dezembro a 03 de dezembro participamos também em Recife do Encontro da RádioBras que veio para nos dar a oportunidade de estarmos aprendendo a como produzir vídeo dentro de nossas Aldeias, um evento onde tinha pessoas dos Pontos de cultura que trabalham diretamente com audiovisual com uma experiencia enorme, nós do portal entramos para aprender com a pratica já no campo, e deu para notar que editar e filmar é minha praia espero que tenha oportunidade de esta colocando em pratica o que aprendi foi pouco mas deu para ajudar meu grupo. Mas como em todo o evento tem seus impasses esse não seria uma exceção, a falta de pontualidade dos membros e a organização também não foi das melhores.

 

Tínhamos uma meta que era aproveitar os Jogos Indígenas e fazer uns curtas de no máximo 3 minutos com os parentes presente, só que um grupo que estava conosco achou melhor ver as relíquias do Recife antigo e fazer seus curtas por lá, mas com uma pequena prosa atiçada pelo (Tupinaxó), Anápuáka Muniz Pataxó Hã-hã-hãe voltamos ao nosso foco principal e no dia seguinte voltamos para campo no Ginásio Geraldão em Recife e na Arena em Olinda.

 

Nosso Grupo produziu 04 curtas eu fiquei com uma cópia e o Anápuáka com outra, desses curtas logo estaremos repassando para os parentes do nosso Portal.

Web Rádio Brasil Indígena e índios On Line 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s