Governo reconhece três áreas indígenas

Ministro da Justiça autorizou aldeias em Mato Grosso, na Paraíba e no Amazonas.
Índios pedem mais participação na reestruturação da Funai.
Do G1, em São Paulo entre em contato

 

Foto: Elza Fiúza/ABr
Elza Fiúza/ABr
Índios participam de reunião da Comissão Nacional de Políticas Indigenistas (Foto: Elza Fiúza/ABr)

O ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou nesta quinta-feira (13) portarias para a demarcação de aldeias indígenas das etnias Kayabi, Potiguar e Ticuna, que ficam em Mato Grosso, na Paraíba e no Amazonas. A solenidade marcou a abertura do primeiro dia da reunião da Comissão Nacional de Políticas Indigenistas (CNPI), que ocorre até sexta-feira (14), em Brasília.

Segundo o ministro, as portarias representam um momento importante para a política indigenista no Brasil porque também contam com o apoio do Ministério Público e da Advocacia Geral da União. “Aquilo que estiver dentro da lei e que passar pelos trâmites regulares terá todo respaldo”.

Emocionado, Antônio Pessoa Gomes, da etnia potiguar, falou sobre a permanência dos índios no território. “Desde a colonização temos lutado pelo nosso espaço. Enfrentamos empresas multinacionais, usinas com plantações de cana. Perdemos muitos índios nessa batalha. Essa portaria será um alívio para mais de 15 mil índios”.

O chefe do movimento indígena na Amazônia, Jecinaldo Barbosa, pediu ao ministro mais participação na reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ao final da reunião, membros das tribos Kayabi, Potiguar e Ticuna entregaram cartas e manifestos a Tarso Genro.

Durante a reunião, foi discutida também a violência em aldeias indígenas de todo o país e a questão da mineração em terras indígenas.

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s