Prefeitura de Curitiba vai implantar aldeia indígena urbana

Obras começaram na quarta-feira; devem ser investidos R$ 650 mil. Área deve servir de moradia para 35 famílias das tribos guarani, caingangue e xetá.

Cacique Carlos Kajer assinou convênio para implantação de aldeia (Foto: Ricardo Almeida/SMCS)

 

A Prefeitura de Curitiba pretende implantar uma aldeia indígena no bairro Caximba. As obras começaram na quarta-feira (19). Segundo a assessoria de comunicação da administração municipal, a área, com 44 mil metros quadrados, deve servir de moradia para 35 famílias de indígenas remanescentes das tribos guarani, caingangue e xetá, que moram irregularmente numa área do Parque Iguaçu.

A estimativa da prefeitura é de que serão usados R$ 650 mil no projeto da aldeia urbana de Curitiba. A verba é do Fundo Municipal da Habitação (FMH).

A criação da aldeia põe fim a um impasse que se arrasta desde 2003, quando as famílias ocuparam a reserva biológica do Cambuí. A área é de preservação ambiental e não permite o uso habitacional.

 Fruto bom da terra

A prefeitura informa que a aldeia curitibana deve ser chamada de “kakanã porã”, que significa “fruto bom da terra”. “A comunidade indígena que vive no Parque Iguaçu estava desabrigada e não tinha endereço”, afirma o cacique Carlos Kajer. “Todos sabem que o índio tem uma ligação muito grande com a terra e, por isso, não ter um lugar definitivo para morar era muito triste. Agora, recuperamos nossa identidade.”

A aldeia terá 35 casas, ao redor de uma praça. Não haverá subdivisão de lotes, mas um espaço comum para convivência das famílias, para lembrar ao máximo as condições originais de uma aldeia.

O convênio para construção da aldeia urbana conta com o apoio da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

initZoom(‘mudaFonte’);  Fonte: G1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s