RITUAL DE FORMATURA POTIGUARA – PB

 

Todo ritual de formatura é realizado em locais sagrados para os Potiguara, os mesmos aconteceram nas furnas que temos em nosso território. A do ensino fundamental foi dia 18 na aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição-PB onde está situada a escola Pedro Poti.
A do ensino médio por sua vez foi novidade tanto para os alunos concluintes quanto para os professores e parentes presentes. O ritual foi realizado na furna do Capim Azul, terra demarcada mas que está oculpada por posseiros que se sentindo donos da terra tentaram impedir as festividades. Mas as lideranças presentes, entre eles o chefe do posto indígena Josafá Padilha Potiguara, conversou e explicou para o posseiro presente que aquele local tem muita importância para nós e não seria o impedimento deles que iria atrapalhar esse maravilhoso momento.

Deixando de lado as dificuldades os alunos dançaram o toré dentro e fora da furna, depois foi lido o juramento da turma pelo aluno Tanielson (Tani Potiguara) na língua tupi. Após isso foi entregue os diplomas, para os alunos encerrando o dia de festa com banho de rio e churrasco para os presentes.

Para nós alunos o ritual de formtura é muito importante, pois nos diferencia dos não-índios. Nós abrimos mãos da formatura convencional porque achamos que não é interessante para nós alunos potiguara do ensino diferenciado. Nesta formatura tivemos contato com a terra, o fogo, a água e o vento elementos necessários a nossa vida.

 

Tani Potiguara
tanipotiguara@hotmail.com
Irembé Potiguara
irembe@indiosonline.org.br

Fonte: Índios Online

Anúncios

  1. Jarbele Cássia

    ” Valorizar a cultura indígena , não é apenas apreciá-la com bons olhos e achar bonita.Muitos de nós esquecemos o verdadeiro valor desta cultura!

    Tivemos a oportunidade de acompanhar este ritual de formatura, e pudemos perceber o compromisso de cada indio ali presente.

    Manter o espírito indígena e reconhecer-se como tal, fortalece o povo potiguara.Daí , a importância de educar os jovens indígenas á não abdicarem suas raízes, á não negarem sua tradição…

    Após essa belíssima experiência, nos sentimos mais orgulhosas de nossa origem.”

  2. Arlete Paiva

    Gostei deste ritual de formatura, porque é muito puro , verdadeiro, que vem de dentro este ritual, é feito tambem com o coração, esta contato com a agua, terra , fogo e o vento realmente é importante porque sem essas coisas ninguem sobrevive, este povos estão de parabems……..

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s