Lula diz que Evo Morales sofre preconceito por ser índio

Lula diz que Evo Morales sofre preconceito por ser índio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (21) que o presidente da Bolívia, Evo Morales, sofre preconceito por ser índio e que isso também tem contribuido para a crise política no país. Morales, que antes de vencer a eleição era um dos princiapis líderes cocaleros, é da etinia Aymara.

Em café-da-manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, Lula defendeu a eleição de Morales e afirmou que, historicamente, a Bolívia sempre foi governada pela minoria.

Segundo Lula, a maioria dos bolivianos é de origem indígena, por isso o país não pode ter no comando um governante de olhos verdes e que fala inglês.

O clima está tenso na Bolívia por causa dos departamentos (estados) que não aceitam a nova Constituição do país e, no último fim de semana, declararam autonomia em relação ao governo central.

Lula afirmou que não existem divergências entre ele e Morales por questões relativas ao gás boliviano, embora “todos” apostassem que haveria uma guerra entre os dois países.

Na segunda-feira (17), a Petrobras retomou os investimentos em exploração de gás natural na Bolívia. O acordo firmado com a estatal YPFB saiu depois de uma intensa negociação.

Lula também falou sobre o susto que levou com o desmaio do ministro da Justiça, Tarso Genro, em um evento em La Paz, capital boliviana, quando a Bolívia, o Brasil e o Chile assinavam acordo para a construção de um corredor interoceânico.

O presidente contou que, na hora, achou que o ministro morrido. E disse que, pela primeira vez, dormiu de luz acesa e com a porta do quarto aberta com receio de também passar mal na capital boliviana

Fonte: Agência Brasil

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s