Acre: Projeto Floresta Digital

Acre: Projeto Floresta Digital

O governo do Estado do Acre reconhece que o direito do cidadão à informação é fundamental numa economia cada vez mais globalizada e baseada no conhecimento – tanto para a justiça social quanto para a competitividade. Em outros estados brasileiros há municípios que compartilham esta aspiração ou já o realizaram. Mas parece que o Acre é o primeiro estado brasileiro, além do Distrito Federal, a procurar realizar este direito via construção de redes sem fio com acesso grátis e cobertura de todo seu território. Nos dois casos, a meta é chegar à cobertura de 100% do seu território até 2010.
Em dezembro de 2007, a Telemática e Desenvolvimento Ltda. foi contratada pela Secretaria de Gestão Administrativa para preparar três estudos relacionados com o projeto Floresta Digital, que visa trazer a internet de banda larga a todos os 22 municípios do Acre como parte integral da visão de desenvolvimento sustentável e de florestania que nortea a política de desenvolvimento socioeconômico deste estado.

A primeira fase abrangeria a capital Rio Branco e os municípios de seu entorno e, posteriormente, se estenderia aos municípios ao longo da BR 364, que corta o estado até as proximidades da fronteira mais noroeste com o Peru e, na última etapa, chegaria às sedes dos outros municípios, prevendo, inclusive, comunidades indígenas e ribeirinhas. Por essas peculiaridades, no Acre será necessário usar conexões via satélite para complementar redes terrestres, sempre recorrendo a tecnologias sem fio (WiMAX, Wi-Fi e Wi-Mesh) para a distribuição local do sinal. O nome provisório é Floresta Digital, e o órgão responsável é a Secretaria da Gestão Administrativa, que também coordena a OCA, o programa de atendimento ao cidadão, que pretende universalizar o acesso aos serviços públicos básicos aos habitantes da região. Construir estradas na Amazônia é uma tarefa hercúlea e extremamente custosa. As estradas digitais parecem ser a saída mais viável para encurtar as distâncias e diminuir o isolamento.
Veja abaixo algumas fotos tiradas durante a visita de Peter Knight, presidente da Telemática e Desenvolvimento, ao Acre nos dias 11-13 de dezembro de 2007 e uma coluna na revista Banco Hoje que trata das políticas a serem apoiadas.

 

Reunião com Tatiana Rebello Mansour (Diretoria de Modernização, Secretaria de Gestão Administrativa) Mâncio Lima Cordeiro (Secretário de Estado da Fazenda e de Gestão Administrativa), Governador Binho Marques, Peter Knight da TeD, and José Alcimar da Silva Costa (Secretário Adjunto de Tecnologias de Gestão, Secretaria de Gestão Administrativa)

 

Governador Binho Marques e Peter Knight

 

Peter Knight escreve dedicatória no livro e-Brasil para o Governador Binho Marques

 

Centro de videomonitoramento no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) da Secretaria de Segurança Pública, Rio Branco

Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) da Secretaria de Segurança Pública, Rio Branco

Visita a um Telecentro do Estado do Acre no Município Senador Guiomard com conexão satelital GESAC – Tatiana Rebello Mansour e a Coordenadora do Telecentro, Roseli Vilela do Amaral com jovens usuários

Telecentro do Estado do Acre no Município Senador Guiomard com conexão GESAC de banda larga para a internet

Reunião na Secretaria de Gestão Administrativa: Peter Knight, Tatiana Rebello Mansour, Prof Wilker Maia da UFAC, Francisco Eulálio (Magnésio) Alves dos Santos (Diretor Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos) e Sérgio Francalino (Assessor Técnico da Agência Reguladora). Também participou João Cesar Dotto (Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia)

Palácio do Governo em Rio Branco, iluminado para as festas do final do ano

Edifícios ao lado do Rio Acre iluminados para as festas do final do ano

 

Fonte: Peter Knight – Telemática e Desenvolvimento (TeD)
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s