Protestos de índios mapuches geram conflito no Chile

Duas marchas de protesto realizadas nesta quinta-feira (10) simultaneamente em Temuco e Santiago resultaram em embates entre manifestantes e a polícia, com a prisão de 16 pessoas. Os participantes protestavam contra a morte de um jovem universitário mapuche pela polícia, em 3 de janeiro deste ano.
Os mapuches são um povo indígena do Chile que atualmente encontra-se em conflito com latifundiários e empresas madeireiras, exigindo a saída dos mesmos de seus territórios.
Entre os detidos em Temuco, estavam a mãe e a irmã de Matías Catrileo, o estudante morto na semana passada. Ambas foram retiradas da manifestação à força por policiais. Também foi preso o jornalista Marcelo Garay, do jornal La Nación.
Em Santiago, uma outra marcha de protesto pela morte do estudante, da qual participaram cerca de 200 pessoas, terminou com incidentes isolados. Os manifestantes também demonstraram seu apoio à ativista mapuche Patricia Troncoso, que mantém uma greve de fome há 90 dias.
Patricia e outros indígenas foram condenados a dez anos de prisão por ter ateado fogo no campo Poluco Pidenco, área indígena invadida pela empresa Forestal Mininco, um dos maiores grupos econômicos do país, em dezembro de 2001.
A ativista pede sua liberdade por já ter cumprido metade da pena, o que é impedido pelo fato de ter sido julgada de acordo com a Lei Antiterrorista. Está prevista para ainda hoje uma reunião entre líderes mapuches e o secretário geral da presidência do Chile, José Antonio Viera Gallo.

Fonte: Ansa Latina / Vermelho On Line
http://www.vermelho.org.br

Anúncios

Um Comentário

  1. indio xoha karajá

    Será até quando teremos nós os povos originários das américas ser subjugados ,escravizados e enganados pelos nossos invasores…. Que o grande Espirito criador…Lance luz sobre esses homens perversos,para que eles reconheçam,o valor e sabedoria de nossos ancestrais . Só assim construiremos um mundo mais justo ,mais humano e verdadeiro. Xohã Karajá

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s