Índios protestam contra igrejas em aldeia

Índios protestam contra igrejas em aldeia
Quinta Feira, 17/1/2008 , 10h38

A instalação de igrejas pentecostais e evangélicas na aldeia do Panambizinho em Dourados está gerando protesto por parte da comunidade indígena local. É que eles temem a perda da identidade cultural dos indígenas como já acontece nas aldeias Bororó e Jaguapirú também em Dourados onde a presença de igrejas pentecostais e evangélicas é uma constante e vários templos estão instalados dentro destas aldeias.

No Panambizinho quatro denominações foram proibidas de funcionar, mas não suspenderam suas atividades e os cultos acontecem com freqüência. O problema foi discutido esta semana em uma reunião entre lideranças indígenas, a FUNAI e representantes do Ministério Público Federal. Ficou acertado que a comunidade vai ser ouvida, mas foram suspensas as construções de novos templos.
A representante da FUNAI no encontro, Margarida Nicoletti disse que a intenção do órgão é acabar com os cultos religiosos que não fazem parte da cultura indígena e que a forma tradicional de organização religiosa deve ser preservada. Quem defende os cultos garante que a presença dos religiosos acaba melhorando o convívio entre a comunidade. O pastor Carlos Garcia que é da tribo guarani disse que antes de se converter bebia, fumava, roubava e até tentou suicídio e que agora prega a palavra de Deus para outros índios. “Minha vida melhorou muito”, disse ele. Já a índia terena Alda Silva diz que as igrejas acabam gerando conflito e desavenças dentro da comunidade e por isso devem ser banidas.
Nos próximos dias com a ajuda da Polícia Federal a FUNAI vai começar uma fiscalização e um levantamento para saber quantas são e a que denominações pertencem os templos instalados dentro das aldeias indígenas de Dourados. (Antonio Coca)

Fonte : Rádio Grande FM

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s