Campanha reforça valores do povo guarani

Campanha reforça valores do povo guarani

Adital –
“A Terra sem males, essa é a terra boa. Essa á a terra áurea e perfeita”. Este trecho de um canto guarani define bem a que veio a campanha levada à frente pelo Movimento pela Vida, Terra e Futuro do Povo Guarani. Uma iniciativa que quer construir uma nova história, que reconheça os valores e os direitos deste povo que, atualmente, somam em quase 300.000 em todo o continente.

Seja no Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia ou no Brasil, a luta destes povos para permanecer em seus territórios originários é freqüente. Mais ainda: preservar seus costumes e hábitos e o respeito que têm pela natureza continua sendo cada vez mais difícil diante de tantos obstáculos.

De acordo com informações da campanha, sem terras para cultivar e ter de onde tirar seus alimentos, “somente nos anos de 2003 e 2005, o povo guarani viu 183 de suas crianças com menos de cinco anos morrerem por desnutrição – o maior índice entres os povos indígenas no Brasil”.

Muitos expostos a vários tipos de violência, o índice de assassinatos também é bem relevante. Entre 2003 e 2007, foram contabilizados 117 assassinatos no estado do Mato Grosso do Sul. “Os assassinatos, em geral, são mortes de lideranças encomendadas por fazendeiros e por conflitos entre os próprios Guarani, que disputam a liderança das comunidades e as pequenas porções de terra onde se encontram”, diz o material da campanha.

A campanha já conta com a adesão de organizações como a Comissão de Professores e Lideranças Guarani Kaiowá, e de entidades como a Equipe Nacional de Pastoral Aborígene (Argentina), Coordenação Nacional de Pastoral Indígena (Paraguai), Conselho Indigenista Missionário e Operação Amazônia Nativa (Brasil).

Para somar esforços à campanha, o correio eletrônico é solidariedade@campanhaguarani.org.br . Para saber mais sobre a campanha, o sítio é www.campanhaguarani.org.br

Fonte: Adital

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s