Índio de um ano morre de desnutrição em Dourados/MS

Índio de um ano morre de desnutrição em Dourados/MS

A desnutrição continua sendo a principal causa das mortes de crianças indígenas no Estado de Mato Grosso do Sul. Na última quinta-feira (7), morreu Miguel Aquino, de 1 ano de idade, da etnia guarani-caiuá. Ele morava com os pais na Aldeia Bororó, situada dentro da Reserva Indígena de Dourados, a 220 quilômetros de Campo Grande, na região sul do Estado.

Segundo informações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o menino não havia terminado o tratamento que recebia no Hospital Universitário de Dourados, quando foi retirado pela mãe, Maria Madalena Martins Aquino, no dia 9 de janeiro deste ano.

Ela relatou que não tinha recursos para alimentar regularmente a criança.

Em 2007, morreram 19 crianças indígenas desnutridas que moravam com a família nas aldeias Bororó, Jaguapirú e Porto Lindo, todas na região sul de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Funasa, desde 2005 morreram 53 crianças indígenas, com sintomas de desnutrição.

Fonte: Estadão Online

Anúncios

  1. aurineuda

    é uma tristeza os nossos governantes pois não tomam nem providencia não so nas aldeias como nas grandes sociedades o povo sofre com vários tipos de doenças a cada dia, mas não adianta eles fecham os olhos diante de tudo isso, pois o que importa é que pra eles nunca faltam nada.obrigado pela oportunidade.

  2. Arlete Paiva

    OI amor de minha vida, fico triste por estas coisas que acontece nas aldeias, com a religião, com a saúde destes povos que são seus parentes, mas que pena estes povos ser tão descriminados desta forma, não concordo com estas atitudes dos governos que podem fazer algo por todas famílias índigenas e não fazem nada , mas é assim mesmo nem pelos da mesma raça do governo esta fazendo pouco, quanto mais a raça diferente……

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s