Índios só querem negociação com o coordenador regional da Funasa

Tribos mantêm ocupação na Funasa
João Alvarez / Agência A Tarde
Índios só querem negociação com o coordenador regional da Funasa

Índios ocupam prédio da Funasa em salvador
Diego Mascarenhas, do A TARDE

Mais de cinco horas de negociação não foram suficientes para que os ndios desocupassem a sede do Fundo Nacional de Saúde (Funasa) em alvador. Cerca de 75 índios das tribos Pataxó Hã-hã-hãe e Tupinambá, indos dos municípios de Camacan, Pau Brasil e Itaju da Colônia, no sul do Estado, ocupam o órgão desde o início da noite da última terça  só devem retornar às suas tribos quando tiverem suas reivindicações tendidas pela coordenação do órgão.

Os indígenas pedem melhor assistência médica nas tribos da região e legam falta de médicos, ambulâncias e medicamentos para o povoado. A cacique pataxó Ilza Rodrigues afirmou que quatro índios morreram nos últimos dois meses em razão do precário serviço médico oferecido pelo órgão e garantiu que a ocorrência destes crimes, como ela classifica  as mortes, foram determinantes para a ocupação pacífica do órgão.

Jorge Araújo, coordenador interino da Funasa em Salvador, admitiu que existem problemas nas tribos, principalmente por falta de recursos,mas garantiu que já foi encaminhada uma solicitação de novas ambulâncias para a região. “Ele acrescentou que o movimento dos índios  ocupantes não é apenas reivindicatório, mas político. Foi feito um esforço para acabar com a ocupação, mas a liderança não quis uma discussão mais ampla sobre o assunto”. O cacique Juracy, da tribo dos pataxós, garantiu que a liderança só vai negociar com William Dell’Oso, coordenador regional da Funasa, que está em Brasília. “Ele é
o responsável pela Funasa e pode garantir as melhorias que pedimos.
Vamos esperar que ele volte a Salvador”, concluiu.

Fonte: A Tarde On Line

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s