Deu na Revista Raiz “Web rádio indígena Brasil”

Web rádio indígena Brasil
Por Revista RAIZ.

  26 de fevereiro de 2008

” No ar” do ciberespaço, uma web rádio especializada na questão indígena.

Por Thereza Dantas

A ciberespaço tem de tudo. Ainda sofre preconceitos sobre a forma, o tempo e a qualidade de suas informações, mas todos são unânimes em admitir que é uma ferramenta que mudou e está mudando os parâmetros na área da Comunicação.

Nessa onda das novas vozes, novas visões e a democratização da informação, a Web Rádio Brasil Indígena se apresenta com toda a sua força. Filhote do site Índios on line, a rádio do pataxó Hã-hã-hãe, Anápuáka Muniz, já tem internautas da Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Canadá, Dinamarca, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Jamaica, Japão, Malásia, México, Panamá, Peru, Polônia, Portugal, Senegal, Taiwan e Venezuela. É o local invadindo o global !

Entrevista concedida a jornalista Thereza Dantas

Portal RAIZ: Desde quando existe a web rádio Brasil Indígena?
Anápuáka Muniz: A Web Rádio Brasil Indígena é ainda um indiozinho falador e está engatinhando. Começou por um teste de tecnologia, em busca de outras formas de noticiar os fatos indígenas com cunho jornalístico e histórico. Outra preocupação era que fosse produzido por indígenas e não indígenas, em todas as mídias possíveis.

No início transmitia do meu PC. Usando apenas um PC como estúdio da rádio é óbvio que começou a dar problemas. Alguns softwares davam conflito com os softwares do sistema proprietário. Após uma busca de informações descobri como colocar em SL – Software Livre. Precisei ampliar a estrutura: mesa, microfones, mais dois PCs com Linux e uma internet de banda larga. Mesmo com falta de apoio financeiro, continuei com a idéia da Web Rádio, de noticiar com textos, buscando conteúdo desde fontes de RSS, Fóruns, MSN, ponto a ponto, dentro das aldeias ou nas redações onde amigos me dão as noticias que eles sabem que nunca irão sair nas mídias onde trabalham…
Como também atuo na Mídia Indígena Independente, não há veto de notícias, podemos ser autônomos em decisões, apuramos a veracidade e publicamos. Matérias produzidas por nós são publicadas sem problemas, pois temos fontes confiáveis e provas, e tomamos muito cuidado com as notícias de promoção política, pessoal…

A nossa proposta é ser um portal, uma agência de notícias no Brasil e na América Latina sobre povos indígenas, em português. Tudo em Software Livre o JOOMLA! Para nós o SL é fundamental. Ao invés de investir em registros de softwares proprietários caros nós redirecionamos o dinheiro. O que seria pra o software proprietário investimos em pessoas, que é o mais importante. Também investimos na ampliação dos equipamentos pensados para serem usados em sistema colaborativo de conteúdo e compartilhamento de idéias.

Portal RAIZ: Qual a diferença da web rádio Brasil Indígena e Índio on line?
Anápuáka Muniz: A Índios on line tem uma proposta de noticiar conteúdo produzido e gerenciado somente por indígenas, também tem proposta de EAD, Chat, Inclusão Digital e produtos culturais e literários.
Nós somos uma muda desta planta nativa e brasileira, mas com vários enxertos segmentados por amantes de mídia com o coração e alma indígena. Mesmo não tendo sua genética predominante o indígena, lutamos por esta nação com as novas ferramentas de comunicação que estão ao nosso alcance, mesmo que em algum momento seja improvisado…
Mesmo assim estamos criando uma agência de noticias open source, SL e de conteúdo licenciado em Creative Commons e colaborativa entre indígenas e não indígenas. Criando o compartilhamento e troca de culturas e ações dentro e fora das aldeias.

Portal RAIZ: O projeto web rádio Brasil Indígena tem boa audiência?
Anápuáka Muniz: Começamos com três acessos em 10/10/2007 as 07h45min pm. Eu ria muito, estava feliz pois alguém tinha visto nosso trabalho mesmo por acidente usando o Google (risos)…
Hoje estamos com 11.000 mil acessos totalizado, media de 100 dia e com leitores fiéis que deixam comentários, que interagem com a gente. Eu pessoalmente respondo agradecendo por ser nosso leitor. Recente li os comentários e encontrei o nome e sobrenome da minha tia que mora em um povoado chamado Palmira – distrito de Itajú do Colônia – BA. Redescobri minha tia e ela está namorando um indígena Pataxó Hã-hã-hãe da minha aldeia. Tecnologia é isso!

Temos acessos do Brasil e do mundo. Posso citar desde a Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Canadá, Dinamarca, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Jamaica, Japão, Malásia, México, Panamá, Peru, Polônia, Portugal, Senegal, Taiwan, até a Venezuela. Estes países nos visitaram de de 17 a 24 fevereiro 2008, para nós é uma grande alegria e aproveito para pedir que acessem nosso blognews Web Rádio Brasil Indígena..

Serviço:
Web Rádio Brasil Indígena
site: https://webradiobrasilindigena.wordpress.com e http://www.indiosonline.org.br
Coordenador: Anápuáka Muniz Pataxó Hã-hã-hãe (Etnia Tupinambá) – TI Pataxó Hã-hã-hãe – Aldeia Água Vermelha / Pau Brasil – BA
TIC e Agente Cultural Indígena
Fones: (21) 3313.9424 (21) 8803.5550
GoogleTalk: anapuaka.indiosonline@gmail.com
Skype: web radio brasil indigena
Fonte: Revista Raiz

http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=960&Itemid=180

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s