PGE dá parecer favorável à criação da carreira de professor indígena no estado da Bahia

PGE dá parecer favorável à criação da carreira de professor indígena
Terça-feira, 26/02/2008 – 22:25

Salvador – A Procuradoria Geral do Estado (PGE) deu parecer favorável ao projeto de lei que cria a carreira de professor indígena, atendendo a uma solicitação da Secretaria Estadual da Educação. A boa notícia veio pouco mais de uma semana depois de reunião do secretário Adeum Sauer com representantes dos índios tupinambás e pataxós hã-hã-hãe, quando discutiram a alteração do Estatuto do Magistério do Estado da Bahia.

A coordenadora de Educação Indígena da SEC, Rosilene Cruz de Araújo (que é da etnia Tuxá, de Rodelas), considerou a aprovação da proposta uma grande vitória da população indígena na Bahia. “Isso representará a autonomia das escolas indígenas, que vão poder ter sua direção própria e a garantia de uma educação específica e intercultural para os povos indígenas”, enfatizou.

Agora a SEC, seguindo orientação da PGE, vai trabalhar na adequação à realidade da educação indígena no estado, alguns pontos da minuta do projeto de lei enviado pela Procuradoria, que será encaminhado à Secretaria da Administração do Estado (Saeb) para análise e envio ao governador. O último passo será a apreciação e votação pela a Assembléia Legislativa.

Fonte: Jornal da Mídia

http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/02/26/Bahia/PGE_da_parecer_favoravel_a_criaca.shtml

Anúncios

Um Comentário

  1. anghaturama tupinambá

    A luta dos povos indígenas para ocupar seus espaços que lhes são de direito não é mera boa vontade do governo, esses espaços que nos são de direito foi conquistado com muita luta e vontade de unificar uma luta que resistiu ao tempo.
    Sem dúvida, nós indígenas que conhecemos as realidades das nossas comunidades e aldeias, merecemos como forma de reparação aos danos que nos persegue a tantos anos, formas digna de atuar em sala de aula. A carreira de professor indígenas nos garantirá uma valorização que buscamos ao longo dos anos e mostrará o quanto somos importantes para a nação brasileira.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s