Índios concluem curso de Informática Básica em Barra do Garças

Várzea Grande, 12/03/2008
Sem o registro de nenhuma evasão, 29 índios concluíram o curso de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (Fict) em Informática Básica oferecido pela Unidade de Ensino de Educação Profissional Técnica da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), no município de Barra do Garças. A dedicação e a persistência da turma chamaram a atenção dos professores.
“Os alunos tiveram certa dificuldade para compreender os termos em inglês, mas ao final conseguiram assimilar bem o conteúdo. No final do curso eles já estavam trocando e-mails”, ressaltou um dos professores da turma, Carlos Nery de Oliveira.
Segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, promover a inclusão social é uma das metas estabelecidas na política de Educação Profissional desenvolvida pela Secitec. “Pretendemos ampliar o atendimento não só para os índios, mas para todos que, de certa forma, estão à margem do processo”, assegurou o secretário.
O diretor da Unidade de Ensino de Barra do Garças, Antonio Soares Gomes, destaca que na região existem várias aldeias indígenas e o curso contribuiu para a inserção do índio no mercado de trabalho. “Com esta iniciativa estamos trabalhando para diminuir a barreira social que se criou historicamente entre brancos e índios”.
Francisco Itsaripia Õmore, integrante da turma, diz que está aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula no seu trabalho. “O curso está me ajudando muito, pois estou mais rápido no computador e isso contribui com o meu rendimento”, afirmou.
A faixa etária dos alunos variou de 16 a 45 anos. O nível de conhecimento também foi diversificado. Alguns índios tinham uma pequena noção de informática, mas a maioria dos alunos nunca tinha tido acesso a um computador. As aulas foram ministradas no laboratório de informática da Unidade da Secitec no município.
Com uma carga horária de 80 horas, o curso foi realizado de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. O conteúdo programático incluiu noções sobre word, excel, windows explorer e sistema operacional básico. A qualificação foi viabilizada pela Secitec em parceria com a OIAX (Organização Indígena Abhuwawe Xavante).

Fonte:Jornal Documento
http://www.odocumento.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s