Brasil já perdeu 85% de idiomas indígenas

inidos-wilsondias.jpg
BRASÍLIA – A língua é a  forma viva e concreta da vida cultural de um povo. É por meio dela que as pessoas falam, rezam, cantam e trocam conhecimento. Mas a Organização das Nações Unidas (ONU) faz um alerta: o ritmo de extinção dos idiomas está cada vez mais acelerado. O Brasil, por exemplo, já perdeu 85% dos idiomas falados pelos índios.
Além do português, existem cerca de 215 línguas faladas no território brasileiro, a maioria indígenas. No Amazonas, por exemplo, está a segunda cidade com maior diversidade de línguas do mundo. O município de São Gabriel da Cachoeira (858 km da capital) onde a população de 36 mil habitantes convive com 23 línguas diferentes, a maioria indígenas.
A ONU faz um alerta, a cada 14 dias, um idioma desaparece o mundo. Por isso, 2008 foi eleito pelo órgão como o ano internacional dos idiomas.

Brasil
No Brasil, as línguas mas ameaçadas de extinção são as indígenas. Quando os portugueses desembarcam havia cerca de 1.270 línguas faladas por índios, hoje restam aproximadamente 180.
O professor da Universidade de Brasília (UNB), Aryon Rodrigues,
um dos maiores especialistas em língua indígena do país, explica que os conflitos pela disputa das terras indígenas e a atuação dos missionários nas aldeias, são alguns dos motivos da extinção acelerada dos idiomas.
A coordernadora de educação escolar indígena, Suzana Grilo, diz que das 2.480 escolas indígenas no país, 1.870 oferecem ensino bilíngue. Mas o ensino nas salas de aula encontra algumas barreiras, como por exemplo, a escassez de material didático específico.

Línguas Índigenas
Lakondê: 1 falante, Sabanê (Rondônia): 15 falantes; Máku: 1 falante (Roraima); Korúbo: 25 falantes, Karapanã: 1 falante, Mura: não há confirmação de falantes (Amazônia).

Fonte: Portal Amazônia / TJ Brasília
Foto: Wilson Dias / ABr
http://portalamazonia.globo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s