Governo instala Brigadas de Incêndio Florestal em reservas indígenas

O Governo do Estado começou a treinar os índios que vão atuar nas Brigadas de Incêndio Florestal em Terras Indígenas de Mato Grosso. A instalação da primeira brigada já está em andamento na aldeia Piaraçu, no Médio Xingu.
Cerca de 50 indígenas passam pelo treinamento do Corpo de Bombeiros no município de Colíder (650km ao Norte de Cuiabá). Além de exercício para prevenção e combate a incêndios florestais nas áreas de reservas indígenas, eles também serão capacitados para atendimento de primeiros socorros.
O superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil, Rômulo Vandoni, lembrou dos inúmeros incidentes com fogo que atingiram as aldeias da região, de dentro para fora como de fora para dentro. O decreto nº 1.223 autorizando a criação das brigadas nas reservas, divulgado no último dia 14 de março, foi assinado pelo governador Blairo Maggi com a finalidade de manter o fogo sob controle; proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente.
Um Termo de Cooperação Técnica foi firmado entre a Casa Civil e Corpo de Bombeiros para o trabalho de capacitação. O projeto é executado com o apoio do Banco do Brasil, Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e da Instituição Wauny. As Prefeituras na região das aldeias, a exemplo da Prefeitura de Colíder, também são parceiros do Governo do Estado. Segundo o decreto, o treinamento deve ser solicitado pela liderança indígena local e Fundação Nacional do Índio (Funai).
Nos últimos anos, o incêndio florestal, por acidente ou de forma criminosa, trouxe diversos prejuízos aos indígenas, que perderam bens e os materiais necessários para a construção das ocas, como a madeira imbira antes já escassa. As queimadas também atingiram o meio ambiente e os animais. “Eles (índios) passarão a ter o domínio, além de uma estrutura para fazer o combate”, avaliou Vandoni.
O projeto é executado ainda com a participação das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT).

Fonte: Jornal O Documento
http://www.odocumento.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s