Povos debatem no AM mudanças climáticas

 kaxiana.jpg

Índios Yawanawá, do Acre

Os povos da floresta voltam a debater as mudanças climáticas a partir das reduções das emissões de gases de efeito estufa pelo desmatamento e pela degradação florestal, que tanto mal fazem a eles e ao clima do planeta.

Dessa vez, o debate se dará no workshop que a Aliança dos Povos da Floresta fará em Manaus (AM), entre os dias primeiro e quatro de abril próximo, quando será debatido o tema “Mudanças Climáticas e Povos da Floresta: Avançando a Discussão em Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) e Direitos dos Povos Indígenas e Tradicionais”.
Segundo informa a assessoria do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), que forma a aliança junto com o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o tema do encontro é extremamente importante à luz da Declaração em Direitos dos Povos Indígenas da ONU adotada em Setembro de 2007 e a proteção dos interesses dos povos que vivem e dependem da floresta.
Para os organizadores, o objetivo do Workshop é criar espaço para um diálogo informado entre diferentes povos da floresta da América Latina sobre políticas de REDD, e desenvolver, em caráter urgente, a inserção das perspectivas dos povos da floresta no processo internacional de negociações.
“Aprofundar o diálogo entre povos da floresta é essencial para aumentar a contribuição e pontos de vista dos mesmos em relação à Convenção de Mudanças Climáticas da ONU (UNFCCC), uma vez que eles devem participar e estar preparados para assumir seus papéis como tomadores de decisão nas negociações de REDD durante os próximos dois anos, quando esforços para a formulação de uma política de REDD serão efetuados dentro do regime de Mudanças Climáticas”, diz nota do GTA. Foi o mapa de Bali, aprovado na 13a Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas da ONU (COP 13), em Dezembro de 2007, que iniciou esse processo de negociação.

Fonte: Kaxiana Agência de Notícias da Amazônia
Foto: Joaquim Tashka
http://www.kaxi.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s