Encontro discute educação indígena a partir de segunda em Brasília

A implantação de um PAR (Plano de Ações Articuladas) para a educação escolar indígena é o tema do 1º Encontro Técnico com Coordenadores Estaduais de Educação Escolar Indígena, que acontece em Brasília a partir desta segunda (24) e que vai até o dia 26.
Promovido pela Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), ligada ao Ministério da Educação, o evento deve reunir representantes de 24 Estados para discutir a organização da Conferência Nacional Indígena deste ano, e a reformulação estrutural da CNEEI (Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena), que realiza sua primeira reunião ordinária durante o encontro.
Segundo dados do Censo Escolar realizado pelo Ministério da Educação em 2006, existem no Brasil 2.422 escolas funcionando em terras indígenas, atendendo a mais de 174 mil estudantes. Dos mais de 10 mil professores que trabalham nas instituições, 90% são indígenas. Somente os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Paraná, Bahia, Paraíba e Espírito Santo reúnem 1.286 escolas, em 179 municípios.
O evento acontece no Centro de Convenções ParlaMundi, e terá participação de membros da Secad, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e representantes estaduais.

Fonte:Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br

Anúncios

Um Comentário

  1. maria aparecida berreta

    Estou tentando trocar idéias com pessoas (comunidades) que tenham ou conheçam experiências relacionadas a Educação Infantil Indígena pois estamos desde 2004 tentando implantar no município de Palhoça Santa Catarina um Centro de Educação Infantil (que partiu da necessidade da comunidade local), mas o maior desafio é o não comprometimento pela FUNAI.Estamos esperando desde 2007 a autorização da FUNAI para a Secretaria Municipal de Educação construir um banheiro e uma cozinha.Sendo que agora o responsável pela FUNAI de Palhoça evidentemente se manifestou, dizendo que primeiro temos que consruir as Diretrizes da Educação Infantil Indígena, mas necessitamos de exemplos para partimos para aconstrução do mesmo.
    Sou Presidente do Conselho Municipal de Educação de Palhoça-SANTA CATARINA.
    MARIA APARECIDA BERRETA.
    FONE:48-3344-1423 casa ou 3242-5053

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s