Governo participa de reunião da Funai nesta terça-feira em Cuiabá

O superintendente de Políticas Indígenas de Mato Grosso, Rômulo Vandoni confirmou que participará da reunião convocada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), a se realizar nesta terça-feira (25.03), a partir das 8h, no auditório da reserva ecológica Massahiro Okamura, na Avenida Jornalista Rubens de Mendonça (Av. do CPA).
Ele informou que embora os temas a serem debatidos na reunião não dizerem respeito diretamente ao governo do Estado, a orientação institucional é de monitorar e intermediar as relações das comunidades indígenas situadas em Mato Grosso, além de garantir o livre direito dos povos indígenas de apresentarem suas reivindicações. “Neste caso, a superintendência está sendo convidada pela Funai, assim como o Ministério Público Federal (MPF), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e líderes indígenas”, afirmou.
Rômulo Vandoni informou que o diretor de Assistência e vice-presidente da Funai, Aloizio Guapundaia e a diretora de Assuntos Fundiários da Funai, Maria Auxiliadora devem participar da reunião, além da superintendente de Infra-estrutura e Mineração da Sema, Lílian Ferreira dos Santos.
O superintendente explicou que a reunião não tratará em nenhum momento da questão de ampliação das reservas indígenas e sim de uma pauta pontual de reivindicações das comunidades indígenas. “Vamos intermediar o diálogo entre as partes envolvidas buscando sempre o consenso”, enfatizou Vandoni.
De acordo com ele, da pauta constam questões ligadas diretamente aos municípios e à União. Entre os pontos reivindicados pelos índios estão: a criação da administração executiva regional da Funai em Juína, mantendo na direção, os atuais servidores do núcleo, de forma a atender com mais eficiência e eficácia todas as etnias; criar um pequeno escritório com telefone, fax e computador no município de Aripuanã para atender os Cita-Larga da terra indígena de Aripuanã e Araras, da terra indígena Arara do Rio Branco, entre outras.

Fonte:24 Horas News
http://www.24horasnews.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s