Índios organizam jogos na Amazônia para resgatar jovens das drogas e da violência

Tabatinga (AM) – Corrida, natação, arco-e-flecha, arremesso de lança e luta estão entre a 22 modalidades a serem disputadas na Aldeia de Umairaçu 2, em Tabatinga (AM), durante a 1ª Olimpíada Indígena dos Povos Tikunas.
Os jogos estão previstos para 11 a 19 de abril, com a presença de 600 tikunas de 11 aldeias da região do Alto Solimões. Segundo o organizador da olimpíada, Santos Mestâncio Alexandre, a principal finalidade é oferecer atividades saudáveis para afastar os jovens indígenas da violência.
“Nós estamos tentando tirar os jovens que estão envolvidos com brigas. Os rapazes que estão fora podem se juntar e nós tiramos eles da violência, que pode diminuir”, disse, ao reconhecer que uma das causas dessa violência tem sido o consumo de álcool e drogas, como a cocaína.
Mas ele também apontou como causa o abandono dos adolescentes pelos pais: “Os pais não sabem cuidar os filhos. Deixam eles muito tempo fora e não sabem o que está acontecendo. As pessoas vivem em situação muito difícil e não vão adiante nos estudos. Ficam praticando outros costumes, como a violência e as drogas.”
Segundo o a Fundação Nacional do Índio (Funai), o uso de cocaína está disseminado nas 230 aldeias ao longo do Rio Solimões. A Polícia Federal de Tabatinga investiga a origem da droga que chega às comunidades indígenas.

Fonte:Vladimir Platonow – Agência Brasil
http://www.agenciabrasil.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s