Governo intermedeia reunião da Funai com líderes indígenas

O superintendente de Políticas Indígenas do Governo de Mato Grosso, Rômulo Vandoni Filho, avaliou positivamente a reunião ocorrida nesta terça-feira (25.03), no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá, onde participaram o diretor de Assistência da Fundação Nacional do Índio (Funai), Aloysio Guapindaia e aproximadamente 80 líderes indígenas da região Noroeste do Estado. “Nossa participação na reunião teve caráter de mediação, já que os temas tratados não diziam respeito diretamente ao governo do Estado”, afirmou Vandoni.
O superintendente informou que uma lista contendo reivindicações das comunidades indígenas foi apresentada ao diretor da Funai que, de imediato atendeu à reivindicação de criar um escritório executivo regional do órgão no município de Juína (735 Km a Noroeste de Cuiabá). Além disso, ainda de acordo com Vandoni, ficou marcada uma reunião no próximo dia 1º. de abril, na sede da Funai, em Brasília (DF) com o diretor de Saúde Indígena do órgão para tratar do gerenciamento dos recursos destinados ao setor. Os índios reclamam de como ele é feito atualmente.
De acordo com Vandoni, conforme solicitação dos índios, a Funai já está analisando todos os processos de instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em todo o país, inclusive em Mato Grosso. Neste sentido, os técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), também presentes na reunião, já forneceram para análise da Funai, todos os processos de PCHs instaladas ou em vias de instalação no Estado, inclusive, algumas delas já com o parecer positivo da própria Funai. Sobre as PCHs, o superintendente informou que uma nova reunião ficou marcada para o dia 24 de abril para a apresentação do levantamento realizado. Participaram ainda da reunião, representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Fonte: Jornal Documento
http://www.odocumento.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s