Índios serão realocados em Ponta Grossa

indios290308.jpg
Famílias ficavam em uma área de mato roçado e com muito barro
Os indígenas que passam pelo município de Ponta Grossa para vender seus produtos artesanais foram realocados pela Prefeitura, na última semana. Eles estão em um terreno baldio da Rua Visconde de Nacar, na região central da cidade, no qual apenas foi roçado o mato. Em condições precárias, não há infra-estrutura para abrigá-los.
Os índios montaram barracas com lonas pretas e já foram encontradas crianças dormindo no banhado que se formou no local. No mesmo lugar, todos dormem, cozinham e realizam outras atividades.
A promessa da Secretaria Municipal de Assistência Social é de construir no local uma “Casa de Passagem para o Índio”, que atenderia indígenas das reservas de Cândido de Abreu, Guaraniaçu, Manoel Ribas e Ortigueira que passam por Ponta Grossa para vender seus artesanatos. Mas a construção do novo espaço, que deverá abrigar três famílias por vez, depende de recursos do governo municipal, ainda sem data para liberação.
Por enquanto, os índios ocupam o terreno, que fica ao lado de uma área de preservação ambiental. Até então, os indígenas acampavam perto da rodoviária da cidade. Com as reformas na rodoviária, o local virou um canteiro de obras perigoso, segundo o secretário municipal de Assistência Social, Edilson Baggio. “A idéia de fazer a realocação dos índios surgiu da necessidade de melhorar as condições de estada quando eles vêm à Ponta Grossa”, afirmou.
A omissão da Fundação Nacional do Índio (Funai) também foi outro fator que determinou a ação da Prefeitura. “Preocupados com a segurança, decidimos buscar um local que desse aos índios melhores condições de permanência na cidade e tivesse menor risco. Gostaríamos que a Funai assumisse a responsabilidade”, disse o secretário. A área destinada aos índios tem 1,5 mil metros quadrados.

Fonte:Luciana Cristo – PAraná On Line
Foto: Fábio Matavelli/Diário dos Campos
http://www.parana-online.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s